Abertura Oficial da Catequese Diocesana

Alegria e entusiasmo marcaram a Abertura Oficial da Catequese Diocesana que aconteceu no último sábado (09), no Espaço Reviver em Sete Lagoas. Estiveram presentes nesta manhã, centenas de catequistas vindos das diversas paróquias da Diocese, padres e leigos, unidos em oração, juntamente com o Bispo Diocesano, Dom Aloísio Vitral.

O encontro, que teve como tema para reflexão: “Pela tua palavra, lançarei as redes” (Lc, 5,5) ,  iniciou com um café partilhado e a acolhida dos catequistas foi realizada por Selma Cardoso (coordenadora diocesana), Padre Nilton Alpes, o seminarista referencial para a catequese, João Francisco e Padre Israel Cardoso, Coordenador de Pastoral.

Dentre os vários momentos marcantes, tivemos a fala de Selma, que fez um breve resumo dos assuntos tratados na 4ª Semana Brasileira de Catequese.

Padre Juliano Ribeiro, assessor eclesiástico da Catequese Diocesana, também saudou os catequistas e lembrou da importância do empenho de todos, tendo em vista a concretização do “sonho” da Assembleia Diocesana de Catequese que será realizada em agosto deste ano.

Para esta preparação, a equipe de coordenação está confeccionando uma cartilha para a formação nas comunidades, que deverá acontecer através de quatro encontros semanais ou outra modalidade, de acordo com a possibilidade local. Padre Juliano explicou que, após a formação nas comunidades, serão organizados plenários nas paróquias onde os secretários apresentarão um resumo das respostas do seu grupo, registrado nas comunidades. Posteriormente acontecerão os plenários setoriais e em seguida a partilha destes trabalhos com a coordenação, rumo à Assembleia.

Dom Aloísio Vitral finalizou este momento de encontro com uma Celebração Eucarística, presidida por ele e concelebrada pelos padres presentes. Em sua homilia, ele disse aos catequistas que “este é o grande momento de nos deixar conduzir pelo Espírito e que neste mundo, quem sobrevive é o santo, não o perfeito”.  Que um encontro de catequese não pode ser mais como era antigamente, “de perguntas e respostas”. Segundo ele, “ou nos tornamos criativos ou não sobreviveremos”.

Continuou dizendo que “a riqueza da catequese está em descobrir a beleza apesar da nossa fragilidade e, para isso é necessário não perder o pique e continuar caminhando”. E terminou sua fala exortando aos catequistas a terem “coragem para a realização dos sonhos” e da “necessidade de irmos para as águas mais profundas. Porque caso fiquemos nas águas rasas, nos afogaremos”, concluiu.

O encontro foi permeado de apresentações musicais e danças sob a responsabilidade do grupo “Promotores do Bem” de Paraopeba e encerrou com um delicioso almoço, preparado carinhosamente pela equipe da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Sete Lagoas.

Grupo Promotores do Bem

Informações e fotos: Pascom Diocesana