PASCOM

Apresentadas orientações pastorais para as mídias católicas

O documento de estudos da CNBB número 111, intitulado “Orientações pastorais para as mídias católicas: Imprensa, Rádio, TV e novas mídias”, foi apresentado pelo Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, na 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida.

Dom Darci, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, afirmou que o objetivo do texto, que é provocar uma reflexão entre os profissionais da comunicação e da mídia de inspiração católica, estimulando-os a “dar testemunho explícito de compromisso, de comunhão e de unidade como Igreja, expurgando todo tipo de concorrência que é tão presente nos meios não confessionais”.

“Há algum tempo, os bispos pedem uma palavra de orientação e normativa para as mídias de orientação católica e também, é claro, para os agentes da comunicação”, explicou o prelado.

Dentre as questões abordas pelo arquivo estão temas referentes a doutrina, liturgia, a postura política e a venda de produtos religiosos.

Além disso, auxiliar os meios de comunicação da Igreja e seus agentes a formarem “um corpo evangelizador” é outro propósito do documento. “Se há um pecado entre nós este é a falta de unidade e nós devemos perseguir esta unidade”.

O texto, prosseguiu o arcebispo, é resultante do empenho de todas a comissões episcopais pastorais da CNBB, bem como dos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). “Portanto, é um texto feito a muitas mãos. Estamos trabalhando nesse documento há mais de um ano”.

“É um documento de estudo, mais provocativo à reflexão. Depois de proposto e estudado e complementado, nossa intenção é preparar um documento ‘empenhativo’ e exortativo, talvez, se a Conferência assim o desejar, aprovado na próxima Assembleia Geral, em 2019”, esclareceu.

Fonte: Gaudium Press, com informações da CNBB

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.