PASCOM

Apresentadas orientações pastorais para as mídias católicas

O documento de estudos da CNBB número 111, intitulado “Orientações pastorais para as mídias católicas: Imprensa, Rádio, TV e novas mídias”, foi apresentado pelo Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, na 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida.

Dom Darci, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, afirmou que o objetivo do texto, que é provocar uma reflexão entre os profissionais da comunicação e da mídia de inspiração católica, estimulando-os a “dar testemunho explícito de compromisso, de comunhão e de unidade como Igreja, expurgando todo tipo de concorrência que é tão presente nos meios não confessionais”.

“Há algum tempo, os bispos pedem uma palavra de orientação e normativa para as mídias de orientação católica e também, é claro, para os agentes da comunicação”, explicou o prelado.

Dentre as questões abordas pelo arquivo estão temas referentes a doutrina, liturgia, a postura política e a venda de produtos religiosos.

Além disso, auxiliar os meios de comunicação da Igreja e seus agentes a formarem “um corpo evangelizador” é outro propósito do documento. “Se há um pecado entre nós este é a falta de unidade e nós devemos perseguir esta unidade”.

O texto, prosseguiu o arcebispo, é resultante do empenho de todas a comissões episcopais pastorais da CNBB, bem como dos membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). “Portanto, é um texto feito a muitas mãos. Estamos trabalhando nesse documento há mais de um ano”.

“É um documento de estudo, mais provocativo à reflexão. Depois de proposto e estudado e complementado, nossa intenção é preparar um documento ‘empenhativo’ e exortativo, talvez, se a Conferência assim o desejar, aprovado na próxima Assembleia Geral, em 2019”, esclareceu.

Fonte: Gaudium Press, com informações da CNBB

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.

Share This