Câmara Eclesiástica

Qual a função da Justiça eclesiástica?

É executar as Leis da Disciplina Sagrada, que se encontram no Código de Direito Canônico. Mais informações verificar na introdução do Código.

O que é um Tribunal Eclesiástico?

O Tribunal é um instrumento técnico jurídico, utilizado para a resolução dos conflitos entre as pessoas na Igreja, de diversos ordenamentos. Ele é de fundamental importância para o exame, a discussão e a decisão de um assunto em questão de competência da Igreja. Em cada diocese deve ter um “vigário judicial”, que julga em nome do bispo e preside o Tribunal Diocesano. Com ele, formam o tribunal vários juízes diocesanos que podem ser sacerdotes, diáconos e, inclusive, leigos, homens e mulheres. Os cânones 1419-1490, do Código de Direito Canônico, dão as orientações sobre os tribunais e acerca do direito processual canônico.

Em nossa Diocese de Sete Lagoas não há um Tribunal Eclesiástico, mas uma Câmara Auxiliar Eclesiástica. Qual a função da Câmara Auxiliar Eclesiástica?

Segundo o site da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC), a Câmara Auxiliar Eclesiástica tem uma estrutura diferente do Tribunal, servindo ao Tribunal na celeridade dos processos, mediante cartas rogatórias (trâmite de cartas para assuntos específicos e de interesse somente do tribunal eclesiático).

Quais são os agentes de pastoral que atual numa Câmara Auxiliar Eclesiástica?

Auditores (quantos forem necessários) e notários.

CLIQUE AQUI E  SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO DE NULIDADE MATRIMONIAL

Auditores

Pe. José Ricardo de Paula Marques

Pe. Sérgio Venceslau da Silva

Notários

Pe. Rafael Emanuel das Neves

Dr. Willian de Souza Rezende

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.