Destaques Notícias da Diocese

Corpus Christi pela Diocese de Sete Lagoas

Celebrada anualmente pela Igreja Católica, a Solenidade de Corpus Christi é uma das festas que mais movimentam fiéis em todo mundo, dedicada à adoração da presença real de Jesus na Eucaristia.  A Diocese de Sete Lagoas realizou na última quinta-feira (31), após muitos anos sem celebrar em âmbito diocesano, uma Missa Campal na Orla da Lagoa da Boa Vista  que reuniu mais de cinco mil fiéis vindos de diversas paróquias.

A celebração foi presidida por Dom Aloísio Vitral e concelebrada por vários padres que estiveram presentes em sinal de unidade. Durante a homilia, Dom Aloísio salientou que “só houve uma Eucaristia e todas as outras são ecos. Nós apenas revivemos”.  Segundo ele cada um de nós “simboliza um grão de trigo que triturado e amassado formamos o Corpo de Cristo.” Que cristianismo “não é apenas uma religião, mas um jeito de estarmos no mundo e às vezes nos agarramos ao que é passageiro e esquecemos do que é eterno”.

Crédito: Neimar Rafael

Outro ponto importante da sua fala foi quando evidenciou a necessidade de fazermos, como Igreja um Gesto Eucarístico concreto de “salvar” o Hospital Nossa Senhora das Graças que encontra-se em dificuldades financeiras para se manter. Segundo ele, “o Hospital é um lugar que “gera a vida” e nós não podemos ficar impassíveis a esta realidade”.

Valorizando o Ano do Laicato proposto pela CNBB em 2018, a Igreja Particular de Sete Lagoas tem procurado dignificar a vocação e o serviço de inúmeros leigos e leigas que desenvolvem o chamado da missão pastoral em suas paróquias. Dentre estes serviços está o dos Ministros Extraordinários da Comunhão que foram convidados para participarem de uma forma especial deste momento, renovando seus votos diante do bispo.

Créditos: Lucas Miranda

 

O momento final foi marcado pela procissão em torna da Lagoa, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Crédito: Neimar Rafael

(Veja as fotos na Galeria tirada pelos fotógrafos parceiros da Pascom Diocesana – Jerusa Nascimento, Neimar Rafael e Lucas Miranda )

 

Corpus Christi nas paróquias

A festa de Corpus Christi é única vez em que a Eucaristia sai da igreja e passeia pelas ruas. Por isso, a importância de enfeitar as vias com os tapetes por onde a procissão vai passar. No Brasil, essa tradição acontece em inúmeras cidades e envolve toda a comunidade que a cada ano busca se superar na montagem dos tapetes. Nas cidades que compõe a Diocese de Sete Lagoas, os fiéis também se reuniram em suas paróquias e comunidades de fé para celebrar este momento especial de reflexão, comunhão e partilha.

Caetanópolis-MG

Neste ano de 2018 a Paróquia Santo Antônio de Caetanópolis resgatou a tradição dos tapetes que foram confeccionados com a ajuda de toda a comunidade. Jovens, adultos, crianças, movimentos e pastorais se mobilizaram e trouxeram materiais que foram reciclados para a realização deste trabalho que emocionou a todos.

Baldim-MG

Fé e devoção marcaram a cerimônia em Baldim. Também a construção dos tapetes que já é uma tradição, foi realizada com a mobilização dos fiéis que organizaram uma bela procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

Jaboticatubas-MG

O voluntário Luiz Filipe de Melo esteve à frente da confecção dos tapetes para a procissão, que saiu da Matriz de Nossa Senhora da Conceição ao fim da missa das 9h. Pelas redes sociais e no boca a boca, ele convidou a população a ajudar na montagem e para doar cascas de ovos, borra de café, farinhas de trigo e fubá vencidos utilizados na realização do trabalho. A riqueza de detalhes encantou a todos!

Jequitibá-MG

Dia de festa do padroeiro, a comunidade se preparou para o café comunitário às 6 horas na casa do Sr. Jair e Sra Ornelina. As 10 horas houve Celebração da Santa Missa e almoço ao meio dia. Na parte da tarde, às 16h, Missa Festiva e Solene Procissão com o Santíssimo Sacramento.

 

Se você quer noticiar sua paróquia no nosso site, mande fotos juntamente com uma descrição do evento para [email protected] . Seja um divulgador da “boa-notícia” da nossa igreja!

Share This