Destaques Setor Juventude

Dia Nacional da Juventude já começa a ser preparado pelos jovens

Este ano, o mês de outubro vai ser mais especial para a juventude brasileira. De 3 a 28 de outubro, acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e no Brasil, dia 21, será realizado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que vai trazer a temática: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

A proposta é de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. O material traz também indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

Esse ano, a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência” inspirou a criação do cartaz oficial que foi todo desenvolvido a partir dessa temática. A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz.

Identidade do Cartaz

O objetivo é questionar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo. O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, mas por ser ano eleitoral, esta data foi antecipada.

Na Diocese de Sete Lagoas, o DNJ é coordenado pelo Setor Juventude e está sendo preparado, este ano, pela Paróquia São Francisco, em especial pelo grupo Cristo Jovem.  Esta equipe tem se empenhado na realização de várias promoções visando a evangelização e a divulgação  deste evento, que irá reunir milhares de jovens de todas as paróquias e terá uma programação com atividades variadas, além da Santa Missa presidida por Dom Aloísio Vitral. Lembrando que este será o primeiro grande encontro oficial do nosso bispo com a juventude diocesana.

 

Desde já, você jovem é convidado (a) a articular seu grupo, comunidade, expressão juvenil, pastoral ou movimento para estar presente dia 21 de outubro, na Paróquia São Francisco em Sete Lagoas. Comunique com seu pároco e comece a organizar sua caravana. O DNJ é para toda a juventude!

#VemparaoDNJ #partiuDNJ2018 #SetorJuventude

Fonte: cnbb.org.br

Contatos:

Setor Juventude Diocesano – Padre Lucas Vinícius e Seminarista Willian Souza – [email protected]

Grupo Cristo Jovem : Vítor Martins ( @cristojovemgrupo )

Paróquia São Francisco (Rua Itaperuna, 256 – São Francisco/ Sete Lagoas -MG) – Fone: (31) 3772-5262

 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.

Rádio Diocesana”></a></p>
</div>
		</div><div id=

Share This