Destaques Setor Juventude

Dia Nacional da Juventude já começa a ser preparado pelos jovens

Este ano, o mês de outubro vai ser mais especial para a juventude brasileira. De 3 a 28 de outubro, acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e no Brasil, dia 21, será realizado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que vai trazer a temática: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

A proposta é de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. O material traz também indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

Esse ano, a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência” inspirou a criação do cartaz oficial que foi todo desenvolvido a partir dessa temática. A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz.

Identidade do Cartaz

O objetivo é questionar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo. O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, mas por ser ano eleitoral, esta data foi antecipada.

Na Diocese de Sete Lagoas, o DNJ é coordenado pelo Setor Juventude e está sendo preparado, este ano, pela Paróquia São Francisco, em especial pelo grupo Cristo Jovem.  Esta equipe tem se empenhado na realização de várias promoções visando a evangelização e a divulgação  deste evento, que irá reunir milhares de jovens de todas as paróquias e terá uma programação com atividades variadas, além da Santa Missa presidida por Dom Aloísio Vitral. Lembrando que este será o primeiro grande encontro oficial do nosso bispo com a juventude diocesana.

Desde já, você jovem é convidado (a) a articular seu grupo, comunidade, expressão juvenil, pastoral ou movimento para estar presente dia 21 de outubro, na Paróquia São Francisco em Sete Lagoas. Comunique com seu pároco e comece a organizar sua caravana. O DNJ é para toda a juventude!

#VemparaoDNJ #partiuDNJ2018 #SetorJuventude

Fonte: cnbb.org.br

Contatos:

Setor Juventude Diocesano – Padre Lucas Vinícius e Seminarista Willian Souza – [email protected]

Grupo Cristo Jovem : Vítor Martins ( @cristojovemgrupo )

Paróquia São Francisco (Rua Itaperuna, 256 – São Francisco/ Sete Lagoas -MG) – Fone: (31) 3772-5262

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.

Rádio Diocesana”></a></p>
</div>