Dioceses se unem na divulgação de materiais de conscientização para as Eleições 2018

A Diocese de Sete Lagoas juntamente com as demais (arqui) dioceses da Província Eclesiástica de Belo Horizonte pertencentes ao Regional Leste 2 da CNBB, se uniram para planejar ações em conjunto com o objetivo de contribuir para a formação cidadã, visando o processo eleitoral 2018.

O objetivo não é indicar partidos políticos ou candidatos, muito menos identificar ideologias partidárias, mas conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo.

A partir desta semana serão distribuídos diferentes materiais audiovisuais, disponibilizados para todas as comunidades de fé e meios de comunicação, comprometidos com a formação democrática. Todas as produções podem ser exibidas livremente, inclusive nas redes sociais. O primeiro vídeo para divulgação é o: DEMOCRACIA QUE QUEREMOS. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=2cKvkSbdyBs

Integram o conjunto de produções audiovisuais a série de vídeos produzidos pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, além de pequenos vídeos e programas radiofônicos planejados pela Rede Catedral de Comunicação Católica – TV Horizonte e Rádio América, emissoras dedicadas à evangelização e à educação em Minas Gerais.

O bispo diocesano de Divinópolis, dom José Carlos, publicou uma carta destinada a todas as dioceses que integram o Regional Leste 2 da CNBB – Minas Gerais e Espírito Santo pedindo às comunidades de fé que ajudem a partilhar as produções, recordando que todo o conteúdo das mensagens relaciona-se com temas importantes para o qualificado exercício da cidadania: nossa democracia, o voto e as suas consequências, o perfil dos candidatos, os perigos das fake news (notícias falsas)elementos da Doutrina Social da Igreja e palavras do Papa Francisco.

“Precisamos somar nossas forças para fazer com que a política torne-se um efetivo exercício da ampla caridade, priorizando as necessidades dos mais pobres, de quem vive nas periferias geográficas e existenciais”, diz dom José Carlos na mensagem.

Fonte: Arquidiocese de BH

#cnbbleste2naseleições