Destaques Notícias da Diocese

Hospital Nossa Senhora das Graças lança associação “Juntos pela Vida”

O Bispo Diocesano de Sete Lagoas, Dom Aloísio Vitral, juntamente com os demais membros da  “Associação Juntos pela vida”, estiveram reunidos com centenas de lideranças religiosas, educacionais e da sociedade civil, na noite desta segunda-feira (17), no colégio Regina Pacis,  para  a apresentação da associação que foi lançada com o objetivo  de ajudar o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) a resgatar sua imagem e sensibilizar a população para a  participação de todos nesta causa.

Algumas lideranças fizeram uso da palavra e, dentre elas, o diretor do Colégio Regina Pacis, Cláudio Raposo. Para ele,  a principal mensagem desta associação é o “compromisso de todos pela vida, tanto das pessoas que estão precisando do hospital, quanto do restante da população” e finalizou dizendo que “a ajuda ao HNSG deve ter caráter permanente”.

Dando continuidade, o diretor do hospital, Antônio Bahia Neto, destacou que o hospital tem hoje 138 anos de existência e responde pelo atendimento de 650 mil pessoas em 35 municípios da região. Salientou também que 70% da receita do hospital é proviniente dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 30% da iniciativa privada.

A representante da Associação Comercial  e Industrial de Sete Lagoas (ACI) , Heloisa Diniz Frois Bastos, disse que se sentiu lisongeada pelo convite para que a entidade, ao qual ela representa, fizesse parte deste movimento. Segundo Heloisa, a ACI já está empregando esforços para que o núcleo de arrecadação de insumos do hospital faça uma ecomonia cada vez maior, de acordo com que a instituição precisa. Lembrou também que o HNSG “é de todos, para todos e por todos” e anunciou que está sendo elaborado uma espécie de “portal  da transparência” que demostrará a destinação de cada doação, seja em espécie ou em insumo, para que a população possa fiscalizar e participar efetivamente das ações que serão realizadas.

Ainda em sua fala a representante da ACI destacou que, para melhor efetividade dos trabalhos, foram criados 6 grupos ou equipes com diversas finalidades dentro da associação. A primeira equipe é a de lideranças religiosas e escolas. A segunda será composta por integrantes da sociedade civil; a terceira, formada por lideranças do poder público, (prefeitura e câmara municipal); a quarta, para captação direta de recursos; a quinta, para captação de recursos para o HNSG e a sexta para a promoção eventos.

Em seguida, a palavra foi passada para o empresário Antônio Pontes Fonseca, diretor fundador do grupo Calsete que  apresentou ao público um livro de Prestação de Contas  do HNSG do ano de 1909, de propriedade do Sr. Nilton Fernandino Junior. Ele mostrou aos presentes, em detalhes, como as doações eram feitas pelas pessoas para o hospital, já naquela época. Segundo ele, “é emocionante voltar no tempo e recordar, pois o hospital nunca fez distinção de atendimento entre e as pessoas e a associação precisa atender ao apelo desta instituição, que é fundamental para vida de Sete Lagoas e região“, finalizou.

Encerrando a reunião, o bispo Dom Aloísio Vitral relacionou os ensinamentos de Jesus com a prática que devemos ter visando a manutenção do Hospital Nossa Senhora das Graças.  A princípio disse que “não sabemos como chegar mas sempre acabamos chegando”.

A respeito da crise que o hospital enfrenta, ele evidenciou que “não podemos colocar este pai de 138 anos no asilo” e ainda salientou que “cuidar do hospital é cuidar de todos nós”.  Segundo Dom Aloísio, “somos nós que vamos cuidar dele com muito carinho pois, a miséria do outro deve ser ser abraçada por cada um de nós, por todos nós. Porque senão acolhermos com amor a esperança vai morrer”. E concluiu com uma frase muito contundente que “jamais podemos esquecer dos pobres”.

Quem desejar saber mais sobre o trabalho da “Associação Juntos pela Vida”, basta entrar em contato pelo whatsap (31) 9.9675-5623.

Com informações p/ a redação: Caio Pacheco

 

 

Share This