Destaques Notícias da Diocese

Instituição do Leitorato e Acolitado e encerramento das missões

Aconteceu na noite do último domingo (30/06) a Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pompéu (MG),  de instituição ao leitorato e acolitato do seminarista diocesano Willian Avelar e do candidato ao Diaconato Permanente, Ilacir Pereira Maciel.

Os ministérios do Leitorado e do Acolitato podem ser conferidos a leigos, mas devem necessariamente ser conferidos aos candidatos às Ordens sacras, que os exercerão por algum tempo.

O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, podendo distribuir a Comunhão em casos extraordinários. Estes dois ministérios são conferidos pelo bispo ou, nos institutos religiosos clericais, através de rito litúrgico próprio.

Seminarista Willian Avelar
Candidato ao Diaconato Permanente, Ilacir Pereira Maciel.

Conclusão das Missões

Nesta mesma celebração também aconteceu o encerramento das missões realizadas pelos seminaristas diocesanos das Comunidades da Filosofia e teologia que vivenciaram um tempo missionário profícuo junto à comunidade católica de Pompéu. Sendo acolhidos calorosamente pelo padre Lucas Vinícius e os paroquianos daquela cidade, puderam experimentar um pouco da realidade daquela porção do povo de Deus.

Através das palavras do bispo Diocesano os seminaristas foram levados a nutrirem-se do desejo missionário de avançar para as águas mais profundas. A exemplo do apóstolo Pedro e proclamar a palavra oportuna e inoportunamente a exemplo do apóstolo Paulo. O coordenador do COMISE, seminarista Rafael Lucas, ao final da missa, também agradeceu a acolhida, o empenho e dedicação de toda a equipe de formação da Diocese.

Galeria de Fotos 

Fonte e fotos: Seminarista Rafael Lucas Bastos e Pascom – Paróquia Nossa Senhora da Conceiçao (Pompéu)

Share This