Mensagem de Natal de Dom Aloísio Vitral

Meu querido irmão e minha querida irmã,

Hoje é dia de Natal, nascimento do nosso Salvador, por isso precisamos descobrir uma forma de retribuir o maior de todos os presentes.

Aquele que é maior que todo o universo nasce do útero de uma jovenzinha de 14 anos, em um lugarejo perdido na Palestina chamado Nazaré, numa família de operários, em total simplicidade. Em uma gruta e numa manjedoura, nosso Deus se faz totalmente simples para que possamos ser simples como ele foi.

Que nessa busca do significado do natal, encontremos a FRATERNIDADE como realidade mais bonita. Que possamos reascender a esperança, cuidar das pessoas, principalmente as mais entristecidas, mais empobrecidas e mais machucadas. Possamos cuidar da Criação, pois ainda é tempo de sonharmos com a paz. Portanto não percamos o sentido desta busca maravilhosa!

Não pode haver tristeza no dia em que nasce a Vida e algo muito importante: ninguém pode se sentir excluído desta felicidade. Então, devemos saborear esta verdade até o fundo!

Para a humanidade muitas vezes afundada no frio, no aborrecimento, na náusea, aparece a luz e o calor afetuoso de Deus: é anunciada a grande alegria. Portanto meus irmãos, não vamos ter medo de um Deus que se fez tão pequeno. Agora é hora de nós contemplarmos silenciosamente esta presença, procurando transformar o mundo em que vivemos por causa do Natal.

Este ano de 2018, será um ano político em que nós teremos e daremos os nossos votos. Que saibamos escolher com precisão porque não podemos mais errar! Que Deus nos abençoe e também este país tão maravilhoso que de repente se torna refém da ganância perversa.

Olhando para o Deus-Menino que se faz amor, possamos ser agentes de transformação onde todos vivam com dignidade de filhos e filhas de Deus!
Um grande abraço e a benção de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

+ Aloísio Jorge Pena Vitral

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.