Você está aqui: Início » Notícias

PARÓQUIA DE PARAOPEBA FESTEJA NOSSA SENHORA DO CARMO

Postado dia: 10 de julho de 2017 | Por: Carla Cristina Andrade | Notícias

PARÓQUIA DE PARAOPEBA FESTEJA NOSSA SENHORA DO CARMO

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM PARAOPEBA

07 a 16 de JULHO DE 2017

 

Tema: Caminhemos com a Virgem Maria, a Rainha do Céu, que nos auxilia em nossa peregrinação terrestre. Nossa Senhora trilhou esse caminho de seguimento a Cristo e já chegou à Jerusalém Celeste, mas continua caminhando conosco, na Igreja terrena. Por isso, nos confiemos a ela, nos consagremos inteiramente a Virgem Maria, principalmente quando o caminho tornar-se difícil.

 

SEGUE A PROGRAMAÇÃO DETALHADA:

  • 10/07/2017 – Segunda-feira – Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente!

19h– Adoração e Novena diante do Santíssimo

19h30 – Celebração Eucarística

a Virgem Maria como exemplo a ser imitado e legitima o culto mariano da Igreja

Responsáveis: Círculo Bíblico / Movimento Serra e Pastoral da Saúde e Pronto Atendimento São Vicente de Paulo

 

  • 11/07/2017 – Terça-feira – Verei justificado, vossa face, óh Senhor!

18h – Momento Mariano com os homens (Terço dos homens)

19h – Adoração e Novena diante do Santíssimo

19h30 – Celebração Eucarística

a Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, por privilégio divino, é Imaculada

Responsáveis: Filhos de Maria / Setor Rosário

 

  • 12/07/2017 – Quarta-feira -Sobre nós venha Senhor a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

19h – Adoração e Novena diante do Santíssimo

19h30 – Celebração Eucarística

Maria Santíssima é a Filha predileta do Eterno Pai, a Mística Esposa do Divino Espírito, a Mãe Imaculada do Verbo Eterno

Responsáveis: Setor Divino Espírito Santo e Congado do Retiro

20h30 – Cumbucão

 

  • 13/07/2017 – Quinta-feira – Lembrai as maravilhas do Senhor!

19h – Adoração e Novena diante do Santíssimo

19h30 – Celebração Eucarística

Maria: Mãe das Famílias

Responsáveis: Pastoral do Batismo – Lar dos Idosos e Movimento Mãe Rainha / Setor Padre Augusto Horta (Sagrado Coração)

20h30 – Bingo

 

  • 14/07/2017 – Sexta-feira – A salvação vem de Deus!

19h30 – Celebração Eucarística

…Maria e a família como lugar do mistério divino, mistério do amor e da vida

Responsáveis: Encontro de Casais com Cristo (ECC); Pastoral da Família / Setor Santa Catarina de Sena e N.Sra da Piedade

 

  • 15/07/201 – Sábado – Humildes procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá!

19h – Adoração e Novena diante do Santíssimo

19h30 – Celebração Eucarística

…Maria e a Família, a primeira Igreja, a Igreja doméstica.

Responsáveis: Renovação Carismática / Apostolado da Adoração / Comunidade São Geraldo da Picada e Prefeitura Municipal.

 

  • 16/07/2017 – Domingo da Padroeira – A semente caiu em terra boa e deu fruto!

7h – Apresentação da Fanfarra

8h– Celebração Eucarística

Responsáveis: Edir e Dadá

8h – Cavalgada – concentração à partir das 8:00, na Fazenda Pedra Grande

12h – Almoço

17h – Celebração Eucarísticade Ação de Graças

Procissão (Congados; pastorinhas; Folias); Coroação de Nossa Senhora do Carmo e Queima de fogos

Descerramento da bandeira com as Guardas de Congo

Responsáveis: Festeiros– Coroinhas e Monitores – Ministros Extraordinários e Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

 

Pároco: Padre Gilson Mendes – Padre Rafael Emanuel – Vigário – Seminarista Rafael Lucas

 

GRANDE “FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO” EM SETE LAGOAS

Postado dia: 5 de julho de 2017 | Por: Carla Cristina Andrade | Notícias

GRANDE “FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO” EM SETE LAGOAS

A realização da “Festa” contará com “Oração da Manhã”, “café partilhado no fogão a lenha”, “Missas”, “leilões”, “barraquinhas com música ao vivo” e apresentação da “Quadrilha Pueirinha”

 Nos últimos anos, a “Festa de Nossa Senhora do Carmo” ganhou destaque em Sete Lagoas. A Igreja Matriz está localizada na Rua Guaranis, 250 (ao lado do antigo Seminário). As festividades que acontecem no bairro que leva o nome da padroeira, começam no dia 7 de julho e vão até o dia 16 (“Dia de Nossa Senhora do Carmo”). Durante a “Festa” na Paróquia haverão “Oração da Manhã” com “café partilhado no fogão a lenha”, “Missas”, “leilões”, “barraquinhas com música ao vivo” e apresentação da “Quadrilha Pueirinha”.

No dia 7 (sexta-feira), às 6 horas haverá “Oração da Manhã” e “café partilhado no fogão a lenha” ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo; às 19 horas será realizada  “Procissão da Bandeira” saindo da casa de D. Cirila (Rua Genciana, 405, N. Sra. do Carmo), com a participação da Guarda de Nossa Senhora das Graças; e às 19h30min, a  Missa na Matriz e levantamento da Bandeira.

Dia 8 (sábado), “Dia da Ação Solidária”, a programação é a seguinte: às 6 horas,  “Oração da Manhã” e “café partilhado no fogão a lenha”; de 8 às 12 horas acontecem “Palestras com Profissionais da Saúde”; de 14 às 17 horas, “orientações jurídicas e outros serviços” e às 19h30min, a “Missa na Igreja Santo Expedito”. Dia 9 (domingo), “Oração da Manhã às 6 horas; Missa na Matriz às 7 e “café partilhado no fogão a lenha”; e novamente Missas na Matriz às 10 e às 19h30min.

Entre os dias 10 e 15 continuarão às 6 horas, o momento de “Oração da Manhã” e “café partilhado no fogão a lenha”. Já a programação de Missas sempre às 19h30min nestes dias será a seguinte: dia 10 (segunda-feira), em frente a residência de Geraldo e Iara (Rua José Correia de Oliveira, 510, N. Sra. do Carmo) – haverão leilões; dia 11 (terça-feira), em frente a residência de Kátia (Rua Jurunas, 61, N. Sra. do Carmo) – haverão leilões; dia 12 (quarta-feira), em frente a residência de José Barbosa (Rua Montes Claros, 358, N. Sra. do Carmo) – haverão leilões; dia 13 (quinta-feira), em frente a residência de Terezinha e Jair (Rua Funilândia, 92, N. Sra. do Carmo) – haverão leilões; dia 14 (sexta-feira), na Matriz e logo após, música ao vivo e apresentação da Quadrilha “Pueirinha”; já no dia 15 (sábado), às 15 horas haverá “Missa na Matriz com Unção dos Enfermos” e às 19h30min, Missa na Matriz, seguida de movimento de barraquinhas com música ao vivo.

 Dia de Nossa Senhora do Carmo – 16 de julho (domingo)

 No grande dia festivo, a programação é a seguinte: “Oração da Manhã” às 6 horas; “Missa na Matriz” às 7 horas e “café partilhado no fogão a lenha”; novamente “Missa na Matriz” às 10 horas; às 12 horas acontece “Almoço, bingo e música ao vivo no espaço ao lado da Matriz”; às 18 horas, “Momento Mariano na Matriz, com imposição do ‘Escapulário’ aos devotos de Nossa Senhora do Carmo”; e encerrando as festividades, às 19 horas, “Missa” na Matriz e “Procissão Luminosa” com a “Imagem de Nossa Senhora do Carmo”, seguida de movimento de barraquinhas com música ao vivo.

Desde já, os padres Gislei Marques (pároco) e Dilton Campelo (auxiliar), juntamente aos membros das pastorais, agradecem o apoio, presença e participação de todos na “Festa de Nossa Senhora do Carmo” que neste ano de 2017 reflete o tema: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada” (Lc 1,48).

                                    

Fonte/Fotos: José Geraldo Soares Barbosa – Jornalista // Pascom Paroquial

REUNIÕES DA “COORDENAÇÃO DIOCESANA DE CATEQUESE” E DA “MICRORREGIÃO DA CEBS” SÃO REALIZADAS NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Postado dia: 4 de julho de 2017 | Por: Carla Cristina Andrade | Notícias

REUNIÕES DA “COORDENAÇÃO DIOCESANA DE CATEQUESE” E DA “MICRORREGIÃO DA CEBS” SÃO REALIZADAS NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Encontros tiveram a participação de padres e membros de ambos os grupos

Importante reunião da Coordenação de Catequese Diocesana aconteceu na manhã do último sábado (1° de julho), na Escola “Viva Cor”, da Paróquia Nossa Senhora das Graças. A reunião contou com a direção da coordenadora diocesana, Selma Araújo e a participação dos padres Warlem Dias (N.S.Graças) e Gislei Marques (N.S.Carmo), bem como de membros da Coordenação.

Os rumos da Catequese e a iniciação da Fé fazem parte das discussões. “A Catequese não é uma supérflua introdução na fé, um verniz ou um cursinho de admissão à Igreja. É um processo exigente, um itinerário prolongado de preparação e compreensão vital, de acolhimento dos segredos da fé (mistérios), da vida nova revelada em Cristo Jesus e celebrada na liturgia” (Do Diretório Nacional de Catequese – DNC – 37).

 Microrregião da CEBs

Encontro da Comunidade Eclesial de Base (CEBs) da Microrregião: Sete Lagoas, Luz, Oliveira, Divinópolis e Belo Horizonte – também foi realizado na manhã do último sábado (1° de julho), na Escola “Viva Cor”, da Paróquia Nossa Senhora das Graças.Participaram do valioso Encontro: a assessora do Centro de Estudos Bíblicos (CEB), Regina Caixeta; os padres Tonhão (Diocese de Luz), José Geraldo (Diocese de Oliveira) e Warlem Dias (N.S.Graças); e os membros da Microrregião da CEBs.

Antes da apresentação dos presentes foi lido o trecho de 1Ts 13-20: “Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes…Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.”

Durante o encontro, Luciano Lyra ressaltou o apoio do padre Warlem nos trabalhos da Diocese de Sete Lagoas que também tem a participação do padre Dilton Campelo (N.S.Carmo), bem como de Regina Caixeta, do CEB. “Essa reunião é importante para a retomada de nossa participação nos encontros. Nosso trabalho é muito importante, junto às nossas Paróquias e comunidades. É uma grande alegria receber a todos e que possamos ter mais encontros daqui para a frente.”, enfatizou.

 Já Cidinha, da Região Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Belo Horizonte, falou de sua caminhada na CEBs e frisou a importância da partilha das diversas experiências. A próxima reunião da Microrregião da CEBs será realizada no dia 9 de dezembro, no Centro Pastoral de Divinópolis, localizado na Rua Matogrosso, n° 580.

 Fonte/Fotos: José Geraldo Soares Barbosa – Jornalista // Pascom Paroquial

 

SÃO PEDRO E SÃO PAULO: CORIFEUS DA IGREJA

Postado dia: 2 de julho de 2017 | Por: Pe Roberto Vicente | Notícias

SÃO PEDRO E SÃO PAULO: CORIFEUS DA IGREJA

 

“Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor

e se tornaram amigos de Deus”. – Estas palavras que o missal propõe como antífona de entrada desta solenidade, resumem admiravelmente o significado de São Pedro e são Paulo. A Igreja chama a ambos de “corifeus”, isto é líderes, chefes, colunas. E eles o são.

 

Primeiramente, porque são apóstolos. Isto é, são testemunhas do Cristo morto e ressuscitado. Sua pregação plantou a Igreja, que vive do testemunho que eles deram. Pedro, discípulo da primeira hora, seguiu Jesus nos dias de sua pregação, recebeu do Senhor o nome de Pedra e foi colocado à frente do colégio dos Doze e de todos os discípulos de Cristo. Generoso e ao mesmo tempo frágil, chegou a negar o Mestre e, após a ressurreição, teve confirmada a missão de apascentar o rebanho de Cristo. Pregou o Evangelho e deu seu último testemunho em Roma, onde foi crucificado sob o Imperador Nero. Paulo não conhecera Jesus segundo a carne. Foi perseguidor ferrenho dos cristãos, até ser alcançado pelo Senhor ressuscitado na estrada de Damasco. Jesus o fez se apóstolo. Pregou o Evangelho incansavelmente pelas principais cidades do Império Romano e fundou inúmeras igrejas. Combateu ardentemente pela fidelidade à novidade cristã, separando a Igreja da Sinagoga. Por fim, foi preso e decapitado em Roma, sob o Imperador Nero.

O que nos encanta nestes gigantes da fé não é somente o fruto de sua obra, tão fecunda. Encanta-nos igualmente a fidelidade à missão. As palavras de Paulo servem também para Pedro: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”. Ambos foram perseverantes e generosos na missão que o Senhor lhes confiara: entre provações e lágrimas, eles fielmente plantaram a Igreja de Cristo, como pastores solícitos pelo rebanho, buscando não o próprio interesse, mas o de Jesus Cristo. Não largaram o arado, não olharam para trás, não desanimaram no caminho… Ambos experimentaram também, dia após dia, a presença e o socorro do Senhor. Paulo, como Pedro, pôde dizer: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar…”

Ambos viveram profundamente o que pregaram: pregaram o Cristo com a palavra e a vida, tudo dando por Cristo. Pedro disse com acerto: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”; Paulo exclamou com verdade: “Para mim, viver é Cristo. Minha vida presente na carne, eu a vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. Dois homens, um amor apaixonado: Jesus Cristo! Duas vidas, um só ideal: anunciar Jesus Cristo! Em Jesus eles apostaram tudo; por Jesus, gastaram a própria vida; da loucura da cruz e da esperança da ressurreição de Jesus, eles fizeram seu tesouro e seu critério de vida.

Finalmente, ambos derramaram o Sangue pelo Senhor: “Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus”. Eis a maior de todas a honras e de todas as glórias de Pedro e de Paulo: beberam o cálice do Senhor, participando dos seus sofrimentos, unido a ele suas vidas até o martírio em Roma, para serem herdeiros de sua glória. Eis por que eles são modelo para todos os cristãos; eis por que celebramos hoje, com alegria e solenidade o seu glorioso martírio junto ao altar de Deus! Que eles intercedam por nós na glória de Cristo, para que sejamos fiéis como eles foram.

Hoje também, nossos olhos e corações voltam-se para a Igreja de Roma, aquela que foi regada com o sangue dos bem-aventurados Pedro e Paulo, aquela, que guarda seus túmulos, aquela, que é e será sempre a Igreja de Pedro. Alguns loucos, dizem, deturpando totalmente a Escritura, que ela é a Grande Prostituta, a Babilônia. Nós sabemos que ela é a Esposa do Cordeiro, imagem da Jerusalém celeste. Conhecemos e veneramos o ministério que o Senhor Jesus confiou a Pedro e seus sucessores em benefício de toda a Igreja: ser o pastor de todo o rebanho de Cristo e a primeira testemunha da verdadeira fé naquele que é o “Cristo, Filho do Deus vivo”. Sabemos com certeza de fé que a missão de Pedro perdura nos seus sucessores em Roma. Hoje, a missão de Pedro é exercida por Francisco. Ao Santo Padre, nossa adesão filial, por fidelidade a Jesus, que o constituiu pastor do rebanho. Não esqueçamos: o Papa será sempre, para nós, o referencial seguro da comunhão na verdadeira fé apostólica e na unidade da Igreja de Cristo. Quando surgem, como ervas daninhas, tantas e tantas seitas cristãs e pseudo-cristãs, nossa comunhão com Pedro é garantia de permanência seguríssima na verdadeira fé. Quando o mundo já não mais se constrói nem se regula pelos critérios do Evangelho, a palavra segura de Pedro é, para nós, uma referência segura daquilo que é ou não é conforme o Evangelho.

Rezemos, hoje, pelo nosso Santo Padre, Francisco. Que Deus lhe conceda saúde de alma e de corpo, firmeza na fé, constância na caridade e uma esperança invencível. E a nós, o Senhor, por misericórdia, conceda permanecer fiéis até a morte na profissão da fé católica, a fé de Pedro e de Paulo, pala qual, em nome de Jesus, “Cristo Filho do Deus vivo”, os Santos Apóstolos derramaram o próprio sangue.

Ao Senhor, que é admirável nos seus santos e nos dá a força para o martírio, a glória pelos séculos dos séculos.

Dom Henrique Soares da Costa – Bispo de Palmares/PE

PASTORAL DA CRIANÇA DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS COMPLETA 28 ANOS DE MISSÃO

Postado dia: 29 de junho de 2017 | Por: Carla Cristina Andrade | Notícias

PASTORAL DA CRIANÇA DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS COMPLETA 28 ANOS DE MISSÃO

A Pastoral da Criança da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matozinhos (MG), através da sua coordenação, convida VOCÊ e SUA FAMÍLIA para participarem da MISSA SERTANEJA com padre Gilson e o Coral Mirim “Promotores da Paz” de Paraopeba, em ação de graças aos 28 anos de missão a serviço da vida e da esperança.

A Celebração Eucarística será no dia 02 de Julho (domingo) às 9h, na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

 

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA ESTÁ EM FESTA

Postado dia: 24 de junho de 2017 | Por: Carla Cristina Andrade | Notícias

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA ESTÁ EM FESTA

Hoje, dia 24 de junho, a Paróquia São João Batista do bairro Belo Vale em Sete Lagoas(MG) está em festa!
Além de festejar seu padroeiro, também está comemorando 4 anos de criação.
Com o tema geral: “COM JOÃO E MARIA, CAMINHEMOS EM COMUNHÃO COM O CORPO E O SANGUE DO SENHOR – CELEBRANDO O ANO MARIANO” , as festividades terão a seguinte programação:

24/06 (9º DIA DA NOVENA) / SÁBADO: NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA (PADROEIRO)  E COMEMORAÇÃO DOS 4 ANOS DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA

19h – Oração do Santo Terço

19h30- Celebração da Santa Missa

TEMA do DIA:    “Veio até nós a voz que clama no deserto: endireitai os caminhos do Senhor”

  • Oração a São João, Hino e Consagração a Nossa Senhora.

= Responsáveis: CATEQUESE

25/06 (DOMINGO): ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES

10h  – Casamento Comunitário.

18h- Oração do Santo Terço nas Comunidades Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Rosário onde teremos as imagens de São João Batista e da Virgem Maria.

18h30- Saída das procissões das respectivas comunidades:

Sagrado Coração de Jesus: Imagem de São João Batista

Nossa Senhora do Rosário: Imagem de Nossa Senhora

O encontro se dará no Campinho de Areia seguindo para a Matriz de São João Batista onde teremos a Santa Missa.

  • Oração a São João, Hino e Consagração a Nossa Senhora.

= Responsáveis: LITURGIA PAROQUIAL

Após a Santa Missa haverá  funcionamento de barraquinhas com comidas típicas e boa música.

Padre Anailton Viveiros juntamente com o Conselho Pastoral da comunidade convidam a todos para participarem deste momento celebrativo!


Paróquia São João Batista 

Rua: Antônio Nogueira de Souza, 48 – Bairro: Belo Vale I CEP: 35.702-319

Fone: (31) 3772-9345

E-mail: [email protected]

 

Página 1 de 612345...Última »