Igreja no Mundo

O coração da juventude católica bate no Panamá

A espera terminou. O Panamá está em festa com a chegada do Papa Francisco. Momento esperado pelos panamenhos e por milhares de jovens provenientes de todas as partes do mundo, reunidos para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O sorriso é o primeiro presente do Papa Francisco ao Panamá. Depois de quase 13 horas de voo, o Papa desceu do avião ontem (23/01), acolhido pelo calor de dois mil jovens – a juventude do papa, como gostam de cantar em coro – e um vento quente que acariciou o seu rosto. O abraço do país está nas cores das bandeiras, em numa faixa que sublinha como o Panamá está pronto para receber Francisco com alegria.

O Papa Francisco chegou ao Panamá para a sua vigésima sexta viagem internacional. O avião papal pousou no aeroporto internacional de Tocumen, onde o Pontífice foi acolhido pelo Presidente da República Juan Carlos Varela, por todos os bispos do Panamá. Duas crianças, em hábitos tradicionais, ofereceram flores a Francisco. Um momento de festa sem discursos oficiais, somente os hinos oficiais do Vaticano e do Panamá.

Deixando o aeroporto, o Papa se dirigiu para a Nunciatura Apostólica do Panamá, percorrendo cerca de 28 Km. Nestes dias de permanência em terras panamenhas o Papa será hóspede da Nunciatura. Milhares de pessoas ao longo das avenidas para saudar o Santo Padre.

O primeiro compromisso de Francisco nesta quinta-feira será no palácio presidencial, por ocasião da visita de cortesia ao presidente da República, onde fará o seu primeiro discurso. Ainda o encontro com os bispos e a cerimônia oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude.

JMJ-2019 :Uma ponte para todos

“Deus, através do Sucessor de Pedro, olhou para o Panamá com infinita misericórdia, restituindo-lhe a sua essência original: ser ponto de encontro, de unidade e de fraternidade, ser ponte para todos”: é o que afirma em artigo no jornal vaticano “L’Osservatore Romano” o arcebispo de Panamá, Dom José Ulloa Mendieta, cuja arquidiocese é anfitriã da JMJ, em andamento na capital panamenha desta terça-feira até o próximo domingo (22 a 27 de janeiro).

A decisão do Papa Francisco de escolher-nos como sede da Jornada Mundial da Juventude marca um avanço, não somente para o Panamá, mas para toda a região centro-americana, que viveu momentos extraordinários de comunhão eclesial, em preparação para esta festa dos jovens. Vivemos uma JMJ inédita: a sua sede não é um país, mas toda mas toda a região! Nós a preparamos, e agora a celebraremos, como uma só região.

Cidade do Panamá, capital da juventude do mundo

“Obrigado ao Papa Francisco, porque nos ofereceu a preciosa oportunidade de ser a capital da juventude do mundo, mas sobretudo porque nos permitiu preparar e organizar uma jornada a partir das periferias, processo em que apresentamos a figura da Virgem Maria como modelo da vida de fé para os jovens do mundo, em que o cuidado da nossa casa comum foi um dos temas mais aprofundados”, continua o arcebispo anfitrião.

A cruz peregrina e o ícone de nossa Senhora Salus Populi Romani da JMJ despertaram a esperança e a fé de muitos corações feridos pela pobreza material e espiritual em sua viagem pelo México, América-Central, Caribe, EUA, Venezuela e Panamá.

Tudo pronto para a festa do amor de Deus no meio de nós

Durante a Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 27 de janeiro de 2019 – prossegue Dom Ulloa Mendieta –, a cidade de Panamá será uma grande “casa de oração e de promoção humana”. A palavra de Deus ressoará em todo momento e em todo lugar.

Está tudo pronto para viver a festa do amor de Deus no meio de nós. Mas não podemos esquecer que Maria nos segurará pela mão, nos falará, nos convidará a conhecer melhor a Palavra de Deus e a pensar com a Palavra de Deus. E nos ajudará a ter mais confiança na Palavra de Deus – afirma o arcebispo panamenho.

Com a alegria do Evangelho, transformar situações de injustiça

O Papa Francisco, como porta-voz e vigário de Jesus Cristo, nos reforçará e nos confirmará na fé. Confiem na Palavra de Deus! Não confiem em outras palavras! – exorta Dom Ulloa.

Haverá uma mudança fundamental com a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. Deus nos oferece uma oportunidade preciosa: poder viver processos para evangelizar e sair deles evangelizados, segundo o estilo próprio de uma juventude alegre e segura de saber onde colocou seu coração. Os jovens são os protagonistas que podem contribuir para transformar, com a alegria do Evangelho, as situações de injustiça e de iniquidade.

Agenda Oficial

Confira de forma detalhada a agenda da viagem Apostólica de Sua Santidade Francisco ao Panamá, por ocasião da XXXIV Jornada Mundial da Juventude. 23 a 28 de janeiro de 2019.

Chegada do Papa Francisco
23 de Janeiro 2019
09h35 | Saída: Roma > Panamá
16h30 | Chegada no Aeroporto do Panamá (Tocumen)