PASCOM DIOCESANA REALIZA FORMAÇÃO SOBRE A CARTA DO PAPA PARA O 51º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES

No último sábado (07), no Salão Paroquial da Catedral de Santo Antônio, a coordenação da Pascom da Diocese de Sete Lagoas (MG) ofereceu formação para agentes de pastoral sobre a Carta do Para Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O momento formativo foi conduzido por Carla Andrade, assessora diocesana da Pascom e Padre Fernando Gonçalves, referencial para a comunicação.

WhatsApp Image 2017-05-07 at 23.50.17

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no Dia da Ascensão do Senhor (domingo que precede a Festa de Pentecostes). Neste ano, esta celebração será no dia 28 de maio e tem como tema “‘Não tenhas medo, que Eu estou contigo’ (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Todas as paróquias da diocese estão convidadas a celebrar este dia em suas comunidades.

A mensagem do papa Francisco nos exorta que “há a necessidade de romper o círculo vicioso da angústia resultante do hábito de fixar a atenção nas notícias más” (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de alimento das vicissitudes humanas). Não se trata, naturalmente, de promover desinformação ou ignorar o drama do sofrimento, nem de cair em um otimismo ingênuo que não se deixe tocar pelo escândalo do mal. “Num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção e, por conseguinte, não é uma notícia, e onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculos, podemos ser tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero”, diz o papa.

O estudo contou com a participação de vários agentes de pastoral vindo das diversas paróquias da Diocese encerrando-se com uma Celebração Eucarística presidida por Padre Fernando Gonçalves. Em seguida foi oferecido um delicioso almoço.

Os materiais de apoio e as sugestões para a Celebração do Dia Mundial das Comunicações, apresentados no encontro,  estão disponíveis abaixo:

APRESENTAÇÃO_ PASCOM DIOCESANA_FORMAÇÃO CARTA DO PAPA

Material Fomativo_Sugestões para a Celebração do Dia Mundial das Comunicações 2017Carta do Papa para 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Carta do Papa para 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Fonte: Pascom Diocesana