Pastoral dos Nômades : Minha Pátria, onde estão os meus pés!

A Paróquia Santo Antônio de Fortuna de Minas (MG), recebeu neste último mês de junho a visita de duas agentes itinerantes da Pastoral dos Nômades, Ignez Edite Carneiro e Maria Cristina Garcia. O texto abaixo foi publicado pelo Informativo Paroquial Comunidade e nele elas relatam e partilham sua experiência na Diocese de Sete Lagoas.  Vale a pena conferir!

O que é a Pastoral dos Nômades (PN)?

A Pastoral dos Nômades (PN) do Brasil surge da necessidade de atender aqueles que não têm moradia fixa e procuram fazer experiência de Cristo de forma inculturada com o apoio da Igreja. No Brasil a PN atende exclusivamente aos ciganos, circenses e parquistas, sendo presença junto deles, celebrando os seus momentos de festas e os sacramentos do Batismo e Matrimônio (os mais solicitados).

Esta pastoral existe no Brasil há 30 anos e faz parte das Pastorais Sociais da Igreja, sendo incluída no Setor da Mobilidade Humana,  bem como o Bispo Referencial na CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil), Dom José Edson Santana Oliveira – Bispo da Diocese de Eunápolis na Bahia – BA.

São muitos os agentes espalhados pelo Brasil onde a Pastoral dos Nômades é solicitada. Nesses anos de caminhada e atuação acompanhamos e vivenciamos muitas conquistas, como:

1. O Decreto que instituiu o Dia Nacional do Cigano (02 de maio), dedicado a Santa Sara Kali (Padroeira, Protetora dos Ciganos a nível mundial). Já temos dois Ciganos Beatificados: Zeferino e Eulália – Ciganos Espanhóis martirizados por não negarem sua fé.
  2. O Estatuto dos Ciganos que está em tramitação no Senado Federal Brasileiro onde estabelece entre outras normas de moradia, inclusão social, escolaridade, etc.
  3. A Inclusão dos Ciganos no Grupo de Povos e Comunidades Tradicionais.

Mesmo diante dessas e outras conquistas, o povo cigano e também, os povos circenses e parquistas ainda sofrem muito preconceito, discriminação e rejeição, basta ver nas cidades e municípios que têm a presença desses povos, onde e  local onde eles ficam instalados por alguns dias.

Visita à Diocese de Sete Lagoas

Somos duas agentes itinerantes da PN, visitando alguns Grupos de Agentes, Ciganos, Circenses e Parquistas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ouro Branco (através de Pe. Luciano que foi designado Capelão pela Diocese de Mariana para atender o povo Cigano) . Através de um contato telefônico do Padre Bernardo e a providência divina fez com que chegássemos à Diocese de Sete Lagoas para conhecer o trabalho realizado por ele com estes povos. É desta forma que a Pastoral dos Nômades consegue chegar aos agentes, que mesmo desconhecendo a nossa existência, já fazem nosso trabalho de forma espontânea e por amor.

Estivemos na Cúria Diocesana com o Padre Bernardo visitando Dom Aloísio Vitral, Bispo de Sete Lagoas que sem agendar, nos recebeu com muita atenção, carinho e o autorizou agir conforme seu coração  e mostrar o caminho neste seguimento da Pastoral dos Nômades.

Passamos dois lindos e abençoados dias na companhia de Padre Bernardo e seus amigos (as), visitando: Sete Lagoas, Povos Ciganos na Sede (Núcleo João Pinheiro – MG) e em Jequitibá (MG); Circo Nacional de Caxetinha em Santana de Pirapama (MG); Clarice Magalhães (que nos hospedou em sua casa em Sete Lagoas), a professora Ângela (que nos acolheu em sua casa en Santana de Pirapama) e por fim, a cidade de Fortuna de Minas.

Um pedido: que a Paróquia de Santo Antônio de Fortuna de Minas, reconheça em seu pároco, uma pessoa especial, voltada para as causas sociais.

Gratidão por tudo!
Ignez Edite Carneiro e Maria Cristina Garcia.