Destaques Formação Permanente

Quaresma: das cinzas à ressurreição

Quaresma é tempo de conversão, oração, penitência e caridade. Tudo começa com a Quarta-Feira de Cinzas como um divisor de águas para um novo tempo, marcadamente simples (fazemos alusão aqui a uma reserva litúrgica), introspectivo e propício ao arrependimento (do grego metanóia) de nossos pecados, abrindo-nos à conversão, pois o Reino de Deus está próximo e conta conosco para efetivá-lo já aqui, mas ainda não absoluto. Somos contribuintes importantes para o fomento e a consolidação do Reino que é de Deus, no qual somos partícipes. Na Quaresma, a Igreja do Brasil, a partir da CNBB – Conferência Nacional do Bispos do Brasil, nos convida a debruçar e a meditar, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, sobre temas contundentes e que estão na pauta da sociedade brasileira e Global. Neste ano, a Igreja, com a Campanha da Fraternidade propõe-nos refletir sobre “Fraternidade e Políticas Públicas”.

A Quarta-feira de Cinzas tem um significado icônico (de imagem que lembra sempre algo a mais) que está sustentado pela simbólica do pó no Antigo Testamento (AT). Em Gn 3,19 escutamos do narrador bíblico: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”, seja em tempo oportuno, querido por Deus, ou em tempo abreviado, querido por nós mesmos. Cinzas nos lembra o que é mais efêmero, ao que era e já não é mais. As cinzas de uma madeira de árvore frondosa não é mais uma madeira árvore frondosa. As cinzas no AT também sinalizam penitência. Em Jó 42,6 o narrador diz: “Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza”. Em Dn 9,3 se diz: “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza”. Segundo o livro de Números (19,17), no ritual de expiação (kippur em hebraico), prescreve-se: “Para um imundo, pois, tomarão da cinza da queima da expiação, e sobre ela colocarão água corrente num vaso”. O profeta Ezequiel (27,30) diz: “E farão ouvir a sua voz sobre ti, e gritarão amargamente; e lançarão pó sobre as cabeças, e na cinza se revolverão”. Novo Testamento (NT), em Lc 10,13, interpretando fatos do AT se lê: “Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidônia se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido”. Portanto, as cinzas assinalam o arrependimento e a lembrança de que as cinzas de nossa decomposição se assemelharão a terra, de onde nascemos e onde vivemos. Marcadas sobre nossas faces ou cabeça se diz: “Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Mc 1,15).

Na liturgia da Quarta-feira de Cinzas, ouvimos as palavras do Profeta Joel, (2,12-18), um sacerdote do povo pós exilado (após o século VI a. C.), que nos convida à conversão mais sincera e profunda, a que vem do coração (em hebraico Lev). “Rasgai os vossos coração e não as vestes”. Rasgar o coração significa tornar-se indignado ao mal que quer habitar em nós, ou ao mal que já ganhou solo fecundo em nós, que já estabeleceu suas raízes e infelizmente já está fecundado em nossas atitudes: mesquinhas, egoístas e destruidoras. O jejum proposto pelo projeta é deixar de consumir as maldades e não simplesmente a comida. O jejum é a prática do controle das paixões que ganham solo fecundo em nossa vida. Na segunda leitura, 2Cor 5,20-6,2, o apóstolo Paulo nos chama à reconciliação com Deus, ao perdão que nos aproxima do Criador. E no Evangelho (Mt 6,1-6.16-18), Jesus nos convida às práticas de penitência, que nos conduzem a uma vida divina: a esmola, o jejum e a oração. A esmola nos coloca em relação com o próximo. Se temos o necessário para viver é necessário que o outro também o tenha. O jejum nos coloca em relação a nós mesmos, é preciso frear a compulsão à gula, o desejo de termos tudo apenas para nós, não somente no aspecto alimentar, mas da própria ganância. Enfim, a oração nos coloca em relação a Deus. Nossa oração deve ser realizada na intimidade do quarto, do nosso coração. Deus escuta nossas preces, não precisamos gritar e nem escandalosamente chamarmos sua atenção. Ele está presente em nosso peito, pelo Espírito que nos acompanha pelo Batismo.

Na perspectiva Quaresmal, de revisão de vida, a Igreja no Brasil nos convida a colocarmos a mão na massa da História do mundo. Fraternidade e Políticas Públicas, a Campanha da Fraternidade deste ano de 2019, é um convite a pensar e levar a termo uma política pública que possa ajuda a vida de tantas pessoas que são vítimas do sistema que exclui, que marginaliza e mata. Políticas públicas como o termo condiz, trata-se de ações na Pólis, na cidade e no mundo. São atividades e ações desenvolvidas pelo povo, inciativas próprias, seja de uma ou duas pessoas ou de uma comunidade de fé, como a Igreja. Nossa paróquia tem iniciativas públicas, que visam a garantir a inclusão de pessoas ou a melhorar suas vidas em aspectos ameaçados. Contudo, a Campanha tem em foco a consciência política, não politiqueira, dos fiéis da Igreja. Todos podemos nos tornar promotores de cidadania, de ações que concretamente possam interromper ou até converter o dinamismo desumanizador da sociedade na qual nos encontramos. O cristão é desafiado a viver bem seu microcosmo, sua vida e suas relações mais próximas, mas contribuir com o macrocosmo, com o mundo, com a natureza, a Mãe Terra, onde ele faz morada.

Por fim, é possível pensar e promover o respeito à dignidade da mulher, dos pobres, dos que vivem outras condições sexuais, dos negros e de tantas pessoas vítimas de violência e intolerância, se promovemos ações de paz e tolerância, pautadas no Evangelho e sobremaneira no Mandamento do Amor, que Jesus nos convida a viver. Há como mudar o pensamento em relação à política, quando pensamos no desafio do futuro de nosso país e do nosso planeta Terra. Falando do micro contexto, de nossa paróquia, há aqui, por exemplo, pessoas que se dedicam à saúde de outras, à Ação Social e Política, há também pessoas que pensam na necessidade material de tantos desfavorecidos, o Domingo de Belém. Mas há muito que se fazer. Imaginemos se todos nós que podemos oferecer serviços gratuitos nos colocássemos à disposição de outras pessoas que não podem pagar por eles, talvez teríamos uma sociedade mais saudável e capaz de superar seus próprios desafios. Enfim, a Quaresma pode ser um tempo de oração, jejum e esmola e também um tempo de reflexão acerca deste desafio que a Igreja Católica do Brasil nos chama a assumir. A Igreja segue os passos de Jesus de Nazaré que não pensou em si apenas, mas viveu para que outros tivessem vida e vida em plenitude (cf. Jo 10,10b).

por padre Junior Vasconcelos Amaral,

pároco, doutor em Teologia e professor de Sagrada Escritura na PUC Minas.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.

Rádio Diocesana”></a></p>
</div>
		</div><div id=

Share This