Retiro Espiritual dos Seminaristas 2019

Aconteceu, dos dias 09 a 12 de dezembro, na fazenda do Engenho na cidade de Paraopeba (MG), o Retiro Anual dos seminaristas da Filosofia e Teologia do Seminário Diocesano São Pio X. O retiro espiritual foi pregado pelo bispo diocesano, Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, inspirado pelo método Inaciano.

As reflexões partiram da experiência de fé feita por Abraão (Gn22, 1-14), inspiradas pelas profecias de Isaías (55, 1-12; 53, 1-12), testemunhadas pelos Evangelistas (Lc1, 26-38; Jo10, 1-6; Jo13; Jo20, 1.11-17) e toda esta realidade tornada mística pelos textos e poemas de espiritualização, como, por exemplo, o poema “O amor” de Khalil Gibran: “Quando o amor vos chamar, segui-o, embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados; e quando ele vos envolver com suas asas, cedei-lhe, Embora a espada oculta na sua plumagem possa ferir-vos […]”;

Nas provocações, Dom Aloísio destacou a importância dos retiros: “é o momento de deixar Deus falar, de ver o invisível, de escutar o silêncio; está tudo aí para perceber e sentir; É preciso abraçar Deus para poder abraçar os irmãos”; destacou ainda a necessidade de uma ética do cuidado como estratégia de sobrevivência para os nossos tempos; que é preciso “deixar a compaixão tomar conta do coração da gente; permitir ser atravessado pela solidão, ficar na solidão para aprender ser solidário, ser solícito; a solidão forma solidariedade; e nada do que é humano deve nos causar estranheza”.

No dia 12, festa de Nossa senhora de Guadalupe, Dom Aloísio presidiu a missa de encerramento do retiro anual. Durante a celebração, realizou-se o rito de admissão às ordens sacras dos seminaristas Fernando Barbosa, Glauco Barbalho, João Francisco e Rafael Lucas, que concluíram o sexto período do curso de teologia e agora estão se preparando para receberem as ordens menores. O bispo dialogou com os seminaristas sobre o desejo deles de, a partir de agora, fazerem com que seus passos sejam configurados, ainda mais, aos passos do Senhor que serve a todos. E ainda que eles caminhem para assumir a missão de serem servidores, de serem “cristo” do Cristo.  Assim se encerrou o retiro dos seminaristas e mais um ano formativo no seminário diocesano São Pio X.

Da redação com o Seminarista Lucas André

Fotos: SAV Diocesano