SAV Diocesano promove mais uma edição da Jornada Vocacional

Aconteceu neste último domingo (19), mais uma edição da Jornada Vocacional, promovida pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Sete Lagoas.

A mensagem do Santo Padre, Papa Francisco, para o 56° Dia Mundial de Oração pelas Vocações que este ano trouxe como título,  “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, pôde ser vivenciada durante a manhã, através de momentos de reflexão, partilha e celebração. O encontro foi assessorado pela irmã Clarissa Franciscana, Ana Maria e pelo seminarista Rafael Lucas e contou com a presença de membros da OVS, Serra Club, padre Hélio Oliveira, assessor diocesano da Pastoral Vocacional, e também do nosso bispo, Dom Aloísio Vitral, que presidiu no início da tarde, a Eucaristia do 5º Domingo da Páscoa.

Durante sua homilia, Dom Aloísio revisitou o tema proposto pelo Santo Padre para este dia. Segundo ele, todos nós vocacionados temos como ponto nevrálgico o contato com o Senhor, a fim de que o hálito da minha palavra não seja apenas conceito e idéia, mas uma experiência e para isso é preciso tempo. Eu preciso ter meu lugar e meu tempo com insistência; por vezes não iremos tirar nada, mas é preciso ser perseverante, ser paciente; pode acontecer de não experimentarmos sabor nenhum mas, eu estou ali insistindo em escutar e clamar a Deus para que eu possa sentir qual a Sua promessa na minha vida, na minha história(…)”.

Fazendo menção à recente Assembleia Geral da CNBB, falou sobre as  Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e da importância dada os jovens e vocacionados na elaboração das mesmas, para os próximos quatro anos. Ainda na sua homilia, atentou acerca das palavras de Jesus no Evangelho deste Domingo “(…) Queridos,as grandes e últimas Palavras de Jesus são  como as de um pai que se encontra na agonia, os filhos talvez podem ter esquecido tudo o que o pai falou durante a vida mas aquelas últimas os filhos jamais esquecerão. Por isso a Palavra que nos é apresentada neste Domingo traz a sua força e deveríamos ter tempo e ficarmos demoradamente com a Palavra para que ela pudesse impregnar a nossa vida pois mais que transmissores de uma idéia, somos irradiadores de uma mensagem e por isso é preciso contato, tempo; para que possamos pegar o “jeitinho” do mestre”.

E continuou dizendo que pegar o jeito do Mestre nos exige muita atenção, disponibilidade e ação como “(..) o arqueiro que tem de prestar atenção no alvo e na seta que vai soltar, como quando estamos estudando devemos prestar atenção naquilo que estamos lendo. Assim a juventude é o grande momento para aumentarmos a nossa atenção à Palavra, à casa do pão , à caridade e o ao estado permanente de missão (…)”. Ainda mais quando somos e nos sentimos vocacionados, pois a resposta para a vocação seja ela qual for, desde que seja segundo a vontade de Deus, não é fácil e exige de cada um de nós esta determinação e coragem. Diante do chamado que Deus faz a cada um, somos assim impelidos nessa busca, de sermos e ou nos tornarmos perseverantes e cada vez mais atentos àquilo que o Senhor quer de cada um de nós.

A próxima edição da Jornada Vocacional ocorrerá no dia 18 de agosto deste ano e, se você ficou de fora desta, aproveite e programe-se para participar!

Fotos e informaçoes: SAV/PV

Serviço de Animação Vocacional Diocesano (SAV)
Whats App (31) 99658-4077