Setor Juventude se reúne e dá início aos trabalhos de 2019

Aconteceu na manhã do último domingo (24), no salão paroquial da Catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas, a primeira reunião do ano de 2019 do Setor Juventude Diocesano e contou com a presença de vários jovens representando seus respectivos grupos e paróquias.

O seminarista Willian Avelar, assessor da pastoral, iniciou os trabalhos dando as boas-vindas a todos,  realizou uma dinâmica e, em seguida, apresentou aos jovens a proposta de que, para melhor desempenho das atividades neste ano, a equipe de coordenação fará uma reorganização que contará com um representante jovem de cada setor da diocese.

Disse também que, dentre as principais metas para 2019 estão : a valorização dos jovens na realidade que ele “traz de casa e do meio em que vive” e a abordagem de temas atuais, como drogas, violência, feminicídio, questões de cunho social e político.

Padre Lucas Vinícius, coordenador do Setor Juventude, falou aos presentes sobre o tema abordado no XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado em outubro de 2018, pelo Papa Francisco em Roma: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O caminho proposto para esta reflexão é a experiência feita pelos discípulos de Emaús: uma igreja que está a caminho junto com jovens, a fim de fortalecer a identidade e as relações do “ser jovem” nos dias de hoje. “Os olhos deles se abriram” (Lc 24, 27-31) para perceberem o mistério da vocação e o dom da juventude. “Naquela mesma hora, voltaram”(Lc 24,32-35)  para anunciar a vida nova que brota da experiência do pão partilhado que  renova o impulso missionário.

Dom Aloísio Vitral também marcou presença, deixou seu abraço caloroso a todos e salientou que a Igreja “quer e deseja escutar os jovens. Que a juventude se encontre com Jesus Cristo, fique com Ele, e, ouvindo o chamado e discernindo na fé, digam: Eis-me aqui, Senhor. Envia-me.

A próxima reunião será dia 24  de março, no mesmo local.

Informações e fotos: Seminarista Willian Avelar – Setor Juventude Diocesano

Dom Aloísio Vitral

Quinto Bispo da Diocese de Sete Lagoas, empossado para essa Igreja Particular no dia 16 de Dezembro de 2017.

Rádio Diocesana”></a></p>
</div>