Destaques Igreja no Mundo

50 anos de Medellín: colocou tema da pobreza na teologia e pastoral

Pope Francis kisses a baby as he visits a refugee camp, in Bangui, Central African Republic, Sunday, Nov. 29, 2015. The Pope has landed in the capital of Central African Republic, his final stop in Africa and where he will seek to heal a country wracked by conflict between Muslims and Christians. (AP Photo/Andrew Medichini)

“A Conferência Medellín teve o mérito de colocar o tema da pobreza na teologia e na pastoral. Chamou a atenção sobre a pobreza fruto da injustiça evidenciando-a como uma das situações mais explícitas da realidade latino-americana”: afirma o arcebispo de Medellín, na Colômbia, Dom Tobón Restrepo.

“Não se pode desconhecer a atualidade de Medellín como espírito de renovação da nossa Igreja na América Latina, como leitura dos eventos à luz da fé e interpretação dos sinais dos tempos, como um aprofundamento da Igreja mistério de comunhão e realidade em diálogo com o mundo, como um forte impulso pastoral e um grande compromisso para alcançar uma autêntica e duradoura promoção humana baseada na justiça.”

É o que afirma em entrevista à Agência Sir o arcebispo de Medellín, na Colômbia, Dom Ricardo Antonio Tobón Restrepo, em vista do Congresso que, desta quinta-feira até domingo (23 a 26 de agosto), se realiza propriamente na metrópole colombiana para celebrar o 50º aniversário da segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

Igreja latino-americana com feições próprias

“Esta mensagem fez de modo que a Igreja latino-americana se pensasse não como uma reprodução exata do modelo eclesial europeu, mas como uma versão do projeto de Jesus que, mediante a guia do Espírito Santo, é fonte de graça para o povo que vive em características e circunstâncias próprias do nosso continente.”

Compromisso atual por sociedade mais justa e solidária

Nesse contexto, temas como “a atenção aos sinais dos tempos, a evangelização como processo integral de mudança, a salvação como experiência de libertação, as comunidades cristãs de base, a transformação e integração do laicato, o compromisso em favor de uma sociedade mais justa e solidária ainda mantêm a sua validade”.

Realidade latino-americana marcada pela injustiça social

O arcebispo ressalta que “a Conferência de Medellín teve o mérito de dar uma colocação ao tema da pobreza na teologia e na pastoral. Chamou a atenção sobre a pobreza fruto da injustiça evidenciando-a como uma das situações mais explícitas da realidade latino-americana”.

Combate à injustiça pertence à essência da fé cristã

“Fez uma leitura teológica desta realidade e afirmou que a miséria é uma injustiça que brada aos céus. Portanto, o combate à injustiça social por parte dos cristãos pertence à essência da fé. Medellín lançou as bases para a opção preferencial pelos pobres, feita pela Igreja latino-americana em sua terceira Conferência, a Conferência de Puebla” (México, 1979).

Opção preferencial pelos pobres é opção evangélica

“Esta opção, sobre a qual o Papa Francisco insiste de modo particular, não é uma novidade: está presente no Evangelho. O próprio Concílio Vaticano II recorda isso na Lumen Gentium (8b)”, ressalta Dom Tobón.

Novos rostos da exclusão social na América Latina

“Em particular, o contexto atual da América Latina, embora muito diferente do de 1968, continua apresentando a pobreza como desafio no caminho da evangelização, com novos rostos: dos migrantes que tiveram que deixar seu país em busca de melhores oportunidades, daqueles que vivem nas periferias pobres das cidades, daqueles que não têm acesso a serviços de base como a água, das comunidades indígenas esquecidas e não ouvidas.”

Novos rostos da exclusão social na América Latina

Texto: Vatican News.

Fonte e imagens: https://www.vaticannews.va

https://www.agensir.it/   ( Agência Sir – Servizio Informazione Religiosa)