Igreja no Mundo

5º Encontro com Seminaristas, Diáconos e Presbíteros sobre o Missal Romano

Entre os dias 18 e 21 de julho, a Comissão para a Liturgia do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o 5º Encontro com Seminaristas da etapa da configuração, Diáconos transitórios e Presbíteros com até um ano de ordenação. A Diocese de Sete Lagoas está sendo representada pelo seminarista da síntese vocacional,  Jozias Cordeiro Júnior.
Da esquerda para direita: Pe. Daniel Menezes (Comissão de Liturgia do Regional Leste II), Dom José Luiz Magella (Arcebispo de Pouso Alegre) e Pe. Geraldo Buziani (Arquidiocese de Mariana – Assessor do encontro).
A partir do tema “Lex Orandi, Lex Credendi na 3ª editio typica do missal romano – aspectos práticos para a presidência litúrgica”, o evento será presencial e contará com a assessoria do Pe. Geraldo Dias Buziani, do clero da Arquidiocese de Mariana (MG) e Doutor em Sagrada Liturgia pelo Ateneo Santo Anselmo de Roma.
Segundo o secretário da Comissão para a Liturgia, Pe. Carlos Henrique Alves de Resende, o tema nasce do contexto de expetativa pela publicação da nova tradução da 3ª Edição típica do Missal Romano. “Os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer a beleza do rito em sua nobre simplicidade, conhecer sua riqueza teológica e sua força espiritual. Esta reflexão contribuirá muito para que os futuros ministros se vejam como servos da liturgia e não como patrões”, analisou. Conhecer o rito ajudará a compreender sua importância e de sua celebração, como ensina a tradição da Igreja”, completou.
“Desde sua primeira edição, a principal finalidade do encontro é ajudar a preparar melhor os futuros ministros, para que ajudem nossas comunidades a fazerem uma forte e significativa experiência do mistério Pascal de Cristo nas celebrações”, finalizou Pe. Carlos.
Fonte e Fotos: CNBB Leste 2
Foto de Destaque: Arquivo pessoal