Destaques Igreja no Mundo

A Cultura do Cuidado como percurso de Paz

No 54º Dia Mundial da Paz, celebrado neste 1º de janeiro, Papa Francisco nos convida a refletir sobre o tema “A Cultura do Cuidado como percurso de Paz”. No texto divulgado pelo Vaticano ainda em 17 de dezembro, o pontífice estrutura o seu texto em torno da afirmação de que não se pode haver paz sem a cultura do cuidado.

A mensagem não podia ter outro início se não o difícil ano vivido pela humanidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus e todas as crises por ele provocadas. Pois, ainda de acordo com o papa, foi este (entre outros acontecimentos) que nos ensinam “a importância de cuidarmos uns dos outros e da criação a fim de se construir uma sociedade alicerçada em relações de fraternidade”.

Para o coordenador adjunto da Formação Cristã, padre Valdivino Teixeira, SJ, diante deste contexto, a mensagem do Papa Francisco aparece como uma síntese de todo seu pontificado. “A mensagem remete às principais temáticas por ele abordadas em discursos, homilias e documentos, tais como às Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti”, afirma.

Entre os temas mais abordados pelo pontífice e que também é citado no texto está a Educação. De acordo com ele, “a educação constitui um dos pilares de sociedades mais justas e solidárias”. O Pacto Educativo Global, lançado por ele em outubro, se volta para esse ponto. “É um projeto onde podemos atingir a tão sonhada mudança de paradigma na educação. Hoje, se faz necessário uma verdadeira mudança e, para isso, devemos envolver a todos e criar uma aliança entre os componentes, construindo assim uma verdadeira ‘aldeia’”, ressalta padre Valdivino, SJ.

O Dia Mundial da Paz, também chamado “Dia da Confraternização Universal”, foi escolhido pela Organização das Nações Unidas – ONU, a pedido do Papa Paulo VI, em 1968, para lembrar a importância de promover a paz através da fraternidade e do diálogo entre os povos.

Clique aqui e leia na integra a mensagem do Santo Padre Francisco para a celebração do 54º Dia Mundial da Paz

« ‹set 2021› »