Destaques Igreja no Mundo

A Cultura do Cuidado como percurso de Paz

No 54º Dia Mundial da Paz, celebrado neste 1º de janeiro, Papa Francisco nos convida a refletir sobre o tema “A Cultura do Cuidado como percurso de Paz”. No texto divulgado pelo Vaticano ainda em 17 de dezembro, o pontífice estrutura o seu texto em torno da afirmação de que não se pode haver paz sem a cultura do cuidado.

A mensagem não podia ter outro início se não o difícil ano vivido pela humanidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus e todas as crises por ele provocadas. Pois, ainda de acordo com o papa, foi este (entre outros acontecimentos) que nos ensinam “a importância de cuidarmos uns dos outros e da criação a fim de se construir uma sociedade alicerçada em relações de fraternidade”.

Para o coordenador adjunto da Formação Cristã, padre Valdivino Teixeira, SJ, diante deste contexto, a mensagem do Papa Francisco aparece como uma síntese de todo seu pontificado. “A mensagem remete às principais temáticas por ele abordadas em discursos, homilias e documentos, tais como às Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti”, afirma.

Entre os temas mais abordados pelo pontífice e que também é citado no texto está a Educação. De acordo com ele, “a educação constitui um dos pilares de sociedades mais justas e solidárias”. O Pacto Educativo Global, lançado por ele em outubro, se volta para esse ponto. “É um projeto onde podemos atingir a tão sonhada mudança de paradigma na educação. Hoje, se faz necessário uma verdadeira mudança e, para isso, devemos envolver a todos e criar uma aliança entre os componentes, construindo assim uma verdadeira ‘aldeia’”, ressalta padre Valdivino, SJ.

O Dia Mundial da Paz, também chamado “Dia da Confraternização Universal”, foi escolhido pela Organização das Nações Unidas – ONU, a pedido do Papa Paulo VI, em 1968, para lembrar a importância de promover a paz através da fraternidade e do diálogo entre os povos.

Clique aqui e leia na integra a mensagem do Santo Padre Francisco para a celebração do 54º Dia Mundial da Paz

 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› » 
Share This