Destaques Formação Permanente

A espiritualidade do encontro

Vivemos tempos difíceis, marcados por fome, miséria, corrupção, guerras e políticas que visam à exclusão e a perseguição. É preciso romper com a cultura do descarte e da exclusão. Muitas são as perdas, dores e sofrimentos que as pessoas são submetidas – desemprego, doenças, morte de entes queridos, assaltos e fome. É preciso conscientizar-se que fome não é ter vontade de comer, mas não saber quando irá se alimentar. Cada qual sabe o que lhe dói e lhe causa desarmonia. É nesse contexto que Jesus de Nazaré surge como o antigo que é novo.

O evangelho de Lc 15, 11-32 se estabelece como a síntese de todo o evangelho. Misericórdia – O coração de Deus na miséria humana. Somos todos filhos que partimos da casa do Pai. Partimos quando caímos ou quando não conseguimos nos compreender e nos aceitar. O que esta parábola nos transmite é que Deus não nos rejeita, não nos pune e não nos abandona. Nós é que muitas vezes nos abandonamos quando perdemos a esperança em nós mesmos.  Não se pode perder a esperança no Perdão do Pai. O filho que tudo perdeu na terra longínqua retorna para o Aconchego, Ternura e a Graça. Sua dignidade foi restaurada pelo gesto concreto, pela ação Misericordiosa que se recusa a tratá-lo como um de seus servos. Ao contrário, o Pai é que o serve com novas vestes, sandálias, anel e uma festa. Restituiu-lhe a dignidade.

Jesus, o maior contador de estórias de todos os tempos é também a imagem visível do Rosto e do Coração do Pai, revelando-se como a própria Misericórdia. Portanto, somente seremos cristãos autênticos quando vivenciarmos a prática da Misericórdia uns com os outros. Não é necessária nenhuma obra extraordinária. Simples gestos como um sorriso, um aperto de mão e uma escuta. Não fomos feitos para nós mesmos. É preciso ir além de nossas necessidades e mergulhar no coração e na dor do outro. É assim que nossa humanidade vai se construindo. Sem isso o ser cristão torna-se uma letra morta e apenas uma regra de conduta social. Ou como afirmou o Papa Francisco aos quarenta mil Jovens no Circo Maximo, na Itália  no dia 11/08/18 : “A Igreja sem testemunho é  somente fumaça”. O Cristianismo é muito mais que uma religião, é um jeito de ser.

A psicanálise nos transmite que a prática da empatia é um signo de espíritos saudáveis. Sou empático à medida que pratico a espiritualidade do encontro. Encontrar não é um ato físico. É antes de tudo acolhimento e escuta. Abrir mão de julgamentos, que nada contribuem para o crescimento do outro. Jesus, sem dúvida alguma é o Maior psicólogo que existiu. Acolhimento, escuta, cuidado e amor. A parábola do Pai Misericordioso é perfeitamente pedagógica, pois ela em si não se trata de um julgamento ou de um cumprimento de uma norma social. Ela visa transmitir qual a melhor maneira de se chegar ao coração de Deus e das pessoas. Propõe-nos a renovação e transformação subjetiva. Provoca-nos ao novo, pois a “lei não é maior que o amor” (Gl 5:14). A prática autentica do jeito de Jesus é uma eficaz maneira da promoção da saúde espiritual. É preciso possuir um espírito de insatisfeito, um coração que deseje ardentemente a felicidade. Para a Psicologia e a Sociologia, tanto a empatia como a solidariedade são estratégias para se colocar no lugar do outro.

Não podemos nos esquecer de que somos incompletos e por isso devemos buscar no outro ser humano a presença de Deus. A única maneira de amar a Deus é cuidando de nós mesmos e daqueles que Deus-Pai nos confiou com cordialidade e gentileza.

*Márcio Eurípedes Gomide – Psicólogo e Mestre em Ciências da Religião

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› » 
Share This