Pastoral Catequética - Notícia

A fascinante missão de SER catequista

DEPOIMENTOS – PARTE 1

O que nos motiva ser catequista?

Com toda certeza é o amor a Deus. É uma vontade enorme de partilhar esse amor, “trazendo para hoje o mistério da salvação, realizado a tantos séculos, participando dele, passando pela experiência de testemunhá-lo no coração, na vivência e celebração” e despertar no outro essa vontade de caminhar junto, essa vontade de seguir Jesus.

Neste tempo de pandemia foi preciso parar. Parar e depois recomeçar de uma maneira diferente, foi preciso estudos e paciência, procurando meios para uma catequese não presencial. Fomos chamados a ir mais além, foi preciso aprender novas formas de catequizar e envolver os catequizandos, e, mesmo longe uns dos outros conseguimos manter contato através das redes sociais. No início bem devagar, numa aventura de busca, que as vezes voltava vazia.

Não foi fácil, mas persistimos e com muito amor conseguimos seguir com as turmas que já estavam se preparando para realizar a Primeira Eucaristia em abril de 2020.

Conseguimos também com a ajuda de nosso pároco, nossa coordenadora e catequistas, aproximar as famílias para uma revisão dos encontros que fizemos nesses quase dois anos de catequese.

Cada turma fez quatro encontros, onde a família assistia a missa com seus filhos e levava para casa um material para fazer o encontro junto com seus filhos, num momento de oração e espiritualidade. Depois os catequizando comentavam como foi o encontro em família no nosso grupo do whatsapp, Fátima e eu (somos duas catequistas nessa turma) estávamos sempre atentas ao grupo, comentando, incentivando, tirando as dúvidas, e assim foi possível realizar a Primeira Eucaristia das turmas que já estavam preparadas.

Foi uma experiência que nos motivou e muito nos alegrou. A participação da família foi essencial, pois o segredo de uma boa relação é se abrir, saber ouvir, respeitar, conviver e trocar experiências, pois sabemos que as nossas crianças e adolescentes precisam ser acolhidos e amparados, para se sentirem seguros.

O que me fascina na catequese é a busca constante por conhecimentos (porque nunca estaremos prontos, a cada instante na vida vivemos nos completando… mas ainda falta muito!)

É um recomeçar constante, com criatividade, envolvendo as crianças e os adolescentes, ouvindo, acolhendo a todos com amor, aceitando os desafios, a realidade de cada um e abraçando essa missão com vontade, com alegria e muito amor, pois só o amor é que nos impulsiona a sermos melhores a cada dia. E não estamos sozinhos, Jesus nos deixou o Espírito Santo para nos acompanhar e ajudar. E o mais lindo de tudo é ver brotar no coração de cada catequizando, aquela sementinha que ajudamos a plantar e que irá florescer o nosso mundo.

Maria Helena Ferreira Sales – Sete Lagoas/MG
(Paróquia São Cristóvão)
Público: a partir de 9 anos

Fotos das crianças autorizadas – Acervo Particular

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 
Share This