BLOGS Destaques Pastoral Catequética - Notícia

Abertura da Catequese Diocesana nas Foranias

Neste ano de 2022, a Abertura Diocesana de Catequese aconteceu presencialmente nas foranias da Diocese de Sete Lagoas. Durante todo o mês de fevereiro, nos fins de semana, a equipe de coordenação esteve presente nestas cidades e suas respectivas paróquias: Paraopeba, Maravilhas, Santana do Riacho, Matozinhos e Sete Lagoas.

Os encontros foram marcados por momentos orantes, partilha de símbolos que expressaram um desafio vivenciado na catequese nos últimos tempos e também a esperança anunciada na catequese; preces feitas por cada paróquia participante e um estudo, em grupos, da Exortação Apostólica de Papa Francisco Evangelli Gaudium – A alegria do Evangelho, mais especificamente dos números de 169 a 173 que tratam sobre “O acompanhamento pessoal dos processos de crescimento” : a sensibilidade do olhar que aproxima, sensibilidade da arte da escuta e sensibilidade da arte da paciência. Ao final de cada encontro acontecia o envio. Foram momentos cheios de receptividade por todos os catequistas que responderam com entusiasmo a este convite.

Tivemos a felicidade de, no encerramento em Sete Lagoas, termos a companhia de Dom Francisco Cota que presidiu a Celebração Eucarística, direcionou uma palavra aos catequistas presentes neste dia e fez, no final da celebração, o envio dos catequistas. Com entusiasmo o bispo diocesano afirmou “Somos a catequese diocesana” expressando todo o seu carinho e zelo pela catequese.

Finalizamos com palavras da catequista Cristina Maria Cardoso, da Paróquia Imaculada Conceição de Sete Lagoas, que ilustram muito bem o sentimentos de todos que participaram:

“São momentos como esse , que nos movem , que nos tiram da inércia !
São momentos como esse que dão sentido a nossa vocação !
São momentos como esse que nos mostram que pra falar de Jesus é preciso primeiro segui-lo, seguir seus mandamentos , ter intimidade com a sua palavra e assim dar testemunho de seu amor !
Em momentos como esse entendemos que a missão não é fácil , (deixar a família em casa , atrasar o almoço, enfrentar nossas dores físicas , nosso cansaço das obrigações do dia a dia ,enfrentar todos os obstáculos ), mas ela não é impossível !
Em momentos como esse é que entendemos a nossa verdadeira vocação expressada por nosso Diácono Rafael ” fazer o Amado ser amado “, que para mim agora é a grande certeza grita em meu coração !”

Que possamos refletir nossa missão !

A todos que nos proporcionaram esse encontro tão especial, o nosso muito obrigado !

Senti-me muito feliz porque Deus falou ao meu coração !

Deus os abençoe !

 

p/ Coordenação Diocesana de Catequese

 

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2022› » 
Share This