Assembleia Estadual da Pastoral da Criança

A Assembleia Estadual da Pastoral da Criança aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho, nas dependências do na Casa das Irmãs Alcantarinas, em Belo Horizonte (MG). O encontro reuniu 45 pessoas, entre elas coordenadores de núcleos, setores e multiplicadores das ações básicas, teve como objetivo avaliar as ações realizadas ao longo do ano e planejar o cronograma para 2020.

Com tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás liberto pelo Direito e Justiça” (ls 1,27), o evento contou com a presença do Bispo de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, e do assessor eclesiástico e espiritual da Pastoral da Criança, Pe. José Edilson da Silva, que acompanhou toda a programação.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no Estado de Minas Gerais 815.207,0 (53,2%) de crianças de 0 a 06 anos em condição de pobreza. Dessas, 90.444,3 são acompanhadas pela Pastoral da Criança. A Pastoral da Criança está presente em 28 (Arqui)Dioceses mineiras.

Segundo a coordenadora da Pastoral da Criança em Minas Gerais, Maria do Rosário Senra de Almeida Gomes, a missão da pastoral se dá pelo acompanhamento das crianças e o fomento das políticas sociais nos municípios, que em parceria com a ação da Igreja, atendam o cuidado com a vida. “Nesses últimos quatro anos, as ações foram desenvolvemos com muita dedicação, alegria e encantamento nas comunidades pobres onde existe mais necessidade”, testemunhou a coordenadora Maria do Rosário.

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda da Silva Alencar, e a responsável pelo departamento de suporte à gestão na coordenação nacional da Pastoral da Criança, Cristiani Maroleto, também participaram da assembleia.

Irmã Veneranda propôs uma reflexão aos participantes sobre a missão do coordenador que não deve ser servido, mas sim servir ao próximo. “Lembrem-se de que ter sintonia e boas relações, formar equipe, saber dialogar com autoridades e leigos, escutar e tomar decisões e cuidar de si mesmo são alguns pontos essenciais para facilitar o trabalho do líder”, citou. “Desde de 18 de julho estou em Minas Gerais visitando municípios junto com a coordenação estadual estivemos em Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Luz e Brumadinho e com essas visitas a gente acompanha de perto a necessidade do outro. Por isso ela também é necessária”, completou Irmã Veneranda.

A Diocese de Sete Lagoas esteve representada pela coordenadora Diocesana, Maria Beatriz Borges.

Da esquerda para direita: Elma Vilaça, Cristiani Maroleto, Ir. Veneranda, Maria Beatriz Borges, Dom Antônio Félix e Maria do Rosário.

Eleição

Na noite de sexta-feira, 26 de julho, ocorreu o processo eletivo para a coordenação do próximo quadriênio, que reelegeu a atual coordenadora do Estado de Mina Gerais, Maria do Rosário Senra de Almeida Gomes.

O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deseja uma caminhada abençoada para a coordenação nos próximos quatro anos.

Fonte e fotos: www.cnbbleste2.org.br  / Arquivo Pessoal