Pastorais e Movimentos Pastorais Sociais

Celebração no “Assentamento 26 de Outubro”

São mais de 100 famílias que vivem numa antiga fazenda na região de Pompéu(MG) e que foi desapropriada para a reforma agrária. São 21 anos de história. Vindos da região de Martinho Campos, Governador Valadares, Pompéu e outras cidades, as famílias ocuparam as terras desta fazenda em 1998, e vivem hoje como pequenos agricultores.

Eles produzem centenas de produtos orgânicos que são comercializados na feira da cidade todos os sábados. Hortaliças, legumes, verduras,  queijos, doces são alguns produtos que ajudam na renda dos assentados do “26 de outubro”. Para comemorar o aniversário, foi celebrada uma missa (sábado, 26/10) ,  com a presença do bispo diocesano de Sete Lagoas, Dom Aloísio Vitral.

Segundo relato dos agricultores, foi a primeira visita de um Bispo ao assentamento nesses 21 anos de existência. Presente também na celebração,  Padre Warlem Dias que é assessor diocesano das CEBs e das Pastorais Sociais.

Momento marcante ao final da celebração, foi o depoimento da agricultora Solange que fez memória do saudoso padre Ernesto de Freitas Barcelos, falecido em julho deste ano. Ele foi grande incentivador da luta das famílias pela terra, e articulou na época a vinda de mais de 40 famílias que estavam acampadas às margens de uma BR em Governador Valadares e vieram se juntar a outras famílias que já haviam ocupado a fazenda. Presente também na celebração,  alguns familiares do padre.

Logo após a missa foi servido um delicioso jantar e um grupo de jovens ficou por conta da animação musical da noite.

Fonte e fotos : Cebs de Minas com Pascom Diocesana

« ‹fev 2021› »