Destaques Notícias da Diocese Vocacional

Benção e reforma da Casa de Formação São José e Lar Sacerdotal

No início deste mês de agosto (04/08/2021), dia em que a Igreja faz memória à São João Maria Vianey, a Diocese de Sete Lagoas  celebrou a benção da Casa de Formação São José, em Belo Horizonte (MG), que acolhe os seminaristas da filosofia (discipulado) e teologia (configuração), pertencentes ao Seminário Diocesano São Pio X.  Aproveitando a ocasião para agradecer e rezar por todos aqueles que contribuíram com a reforma da Casa apoiando de uma maneira muito especial a preparação de novos padres para a nossa Igreja.

O encontro foi presidido pelo Bispo Duiocesano, Dom Francisco Cota, e concelebrado por Dom Aloísio Vitral, Bispo emérito de Sete Lagoas, pelos Reitores e Vice-reitores, Pe. Hélio de Oliveira, Pe. Marcos Freitas e Pe. Paulo Renato, Pe. Admar Nogueira. Também marcaram presença o Vigário Geral da Diocese Mons. Wilson, o Ecônomo Pe. Gislei, o Chanceler do Bispado, Pe. Lucas Vinícius e os Vigários Forâneos da Diocese de Sete Lagoas. Os seminaristas das etapas formativas Propedêutico, Discipulado, Configuração e Síntese Vocacional, também participaram deste importante momento da vida diocesana e de sua caminhada formativa.

Logo após o ritual da benção da casa, seguiu a benção da porta da capela da Casa de Formação, da mesa da Palavra e da mesa do Altar. Em seguida foi celebrada a Santa Missa em Memória à São João Maria Vianey. Em sua homilia, Dom Francisco Cota, citando as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (Ratio Fundamentalis), destacou quatro perspectivas como sendo objetivos para a formação dos seminaristas que residem na Casa de Formação São José: “o que deve sair daqui? Um homem melhor pela formação humana; uma pessoa de oração melhor pela formação espiritual; uma pessoa com preparo intelectual pela formação acadêmica; e sair um pastor que é a formação pastoral.

Se qualquer um desses elementos ficarem falhos em nós, põe em desequilíbrio tudo. Tudo entra em desequilíbrio. Se não trabalharmos bem o nosso humano onde vivemos e estamos vindo hoje de ambientes muito fragilizados no que se refere a construção de uma identidade humana em nós e um bom caráter. Hoje nós estamos tendo problemas no sacerdócio com mal caráter. Não tem uma formação humana integradora de seu caráter […]”. “As quatro dimensões da Vida Sacerdotal. Se bem construídas aqui, geram um equilíbrio na vida sacerdotal. Um sacerdote bom, um sacerdote como São João Maria Vianey, que definiu o ser sacerdote a “rezar e a amar”. Só quem tem a mística é capaz de entender que isso significa muito, não são palavras banais”. O encontro foi encerrado com um momento de convivência e fraternidade entre os presentes.

Lar Sacerdotal : um ambiente de acolhimento aos padres

Também no mês de junho deste ano, foi abençoado e reinaugurado um outro espaço de acolhimento aos padres diocesanos: o “Lar Sacerdotal”. Localizado na Rua João Anastácio, 86 – Chácara do Paiva ( Sete Lagoas), a casa que já abrigou o seminário propedêutico foi totalmente reformada com o objetivo de suprir uma necessidade antiga de moradia digna e de acolhimento dos clérigos enfermos, além de servir como hospedagem temporária para padres, bispos e religiosos em passagem pela cidade, dentro de um ambiente de fraternidade presbiteral.

Em uma Celebração Eucarística, com a presença de Dom Francisco Cota, padres e funcionários do Lar, houve o retorno do Santíssimo ao Sacrário da Capela localizada no interior da casa. O bispo diocesano salientou em sua homilia que “não estava entregando apenas uma casa edificada e reformada fisicamente, mas humanamente”. Disse ainda que “os padres não devem agir como fariseus e que a conversão é para todos. É tempo de mudar os métodos para que a evangelização tenha maior eficácia”, finaliza.

FOTOS DA BÊNÇÃO DA CASA DE FORMAÇÃO SÃO JOSÉ – BELO HORIZONTE (MG)

FOTOS DA BÊNÇÃO DO LAR SACERDOTAL DIOCESANO – SETE LAGOAS (MG)

Fotos/Seminarista Fernando Fraga e Ascom

Informações: Seminarista Lucas André com Ascom