Destaques Notícias da Diocese

Fundação da Cáritas na Diocese de Sete Lagoas

Pensando no propósito de ampliar as ações sociais e caritativas na Diocese de Sete Lagoas , na manhã deste sábado (08/05), na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, aconteceu a Assembleia de fundação da Cáritas Diocesana.  A oficialização deste organismo é visto como um sinal de esperança para grupos e comunidades. A Assembleia contou com a participação de 31 pessoas no formato presencial e 17 on-line, devido às restrições deste momento de pandemia.

O bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, fez um momento de oração inicial e partilhou o evangelho de  Mt 14,13-21, sobre a multiplicação dos pães e dos peixes. A partir daí ele salientou que a Cáritas deverá ser a expressão da Igreja de Sete Lagoas,  do amor partilhado, àqueles que estão em estado de vulnerabilidade e fazer com que o pouco que temos seja multiplicado, estendendo a mão a quem precisa.

Lembrou aos presentes que a missão de Cáritas é muito mais ampla do que a de “uma ONG ou um sindicato”, porque deve preservar a dimensão da espiritualidade, o testemunho do amor, e o serviço da caridade, em todas as suas ações.

Salientou ainda, que o organismo não deve se associar a nenhum viés político-partidário para se configurar e, sim,  ter como premissa o viés evangélico de uma Igreja que precisa ser discípula. “O único olhar que a Cáritas tem direito de ter é o da compaixão. E entrar na dor do outro, não é só sobre o pão material, mas sobretudo curar as feridas que muitas vezes estão na alma”, finalizou.

Cáritas Diocesana: um sonho tornando-se realidade através de muitas mãos

Seguindo os trabalhos, após esta primeira reflexão, Dom Francisco Cota resgatou um pouco do histórico dos encaminhamentos para a fundação da Cáritas até ali. Apesar de estar a frente da Diocese de Sete Lagoas a pouco menos de um ano, assim que chegou teve acesso, através do Padre Warlem Dias, Assessor Diocesano das Pastorais Sociais,  sobre os primeiros encaminhamentos já haviam sido tomados.  A partir daí, através de inúmeras reuniões assessoradas por Samuel da Silva, Carla Magalhães Carvalho e Rodrigo Pires Vieira da Cáritas Regional de Minas Gerais, Fernanda Barrado assumiu a coordenação das Pastorais Sociais Diocesana e juntamente com a equipe, deu andamento ao processo de encaminhamento da criação do estatuto, convocação e formação dos membros associados com representatividade quase que total em todas as 42 paróquias da Diocese.

O agir da Igreja pelo Evangelho 

Passou-se então, para a fase de leitura e aprovação do estatuto pelos participantes que estavam presentes e também com a contribuição daqueles que participavam de forma virtual. Este momento teve a assessoria jurídica da Cáritas Regional , através da Sta. Carla Magalhães Carvalho. Foram feitos algumas alterações sugeridas pelos participantes (na forma presencial e online)  e construi-se o texto final aprovado pela maioria. Neste início de trabalho, a sugestão foi a composição de uma chapa única para a Diretoria (titulares e suplentes), que foi eleita, assim como o Conselho Fiscal, com a aprovação da maioria dos membros associados.  A Administração Diocesana da Cáritas, para a gestão de três anos, ficou assim constituída:

Presidente: Sinelma  Ivane da Costa

Vice-presidente: Antônio Clarete de Carvalho

Tesoureiro: José Eustáquio de Oliveira

Vice- Tesoureiro: Rosemary Pereira da Silva Gonçalves

Secretária: Patrícia Helena Teixeira Alves

Vice-secretária: Erica Fátima de Carvalho

 

Relação de membros do Conselho fiscal

Titular: Islautter de Oliveira Marques

Suplente: Maria de Fátima de Oliveira

Titular: Rafael Pinheiro Barbosa

Suplente: Nair Rosalina Siqueira Ferreira

Titular: Claudinei Dias da Silva

Suplente: Adriana de Castro Maciel Veloso

Sinelma  Ivane da Costa , eleita a primeira diretora da Cáritas Diocesana, deixou sua mensagem aos presentes, agradecendo a confiança depositada e reiterando o desejo desenvolver um trabalho de cooperação, com muito aprendizado e parceria.

Ao final, Dom Francisco agradeceu a assessoria da equipe da Cáritas Regional de Minas Gerais, através do secretário Rodrigo Pires Vieira, aos padres diocesanos, representados pelo padre Diovane Moreli, Gislei Teixeira e Bernardo Silva, além de todos os leigos e membros envolvidos.

O próximo passo, após a reunião de implantação e eleição dos membros, ficou para que a equipe procedesse ao registro do Estatuto e Ata de Posse.  A sede da Cáritas Diocesana será ao lado da Cúria da Diocese, na Rua Governador Milton Campos, 31 – Centro , Sete Lagoas – MG.

Por Ascom

Fotos: Lucas (Pascom Diocesana)

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› » 
Share This