Destaques Notícias da Diocese

Fundação da Cáritas na Diocese de Sete Lagoas

Pensando no propósito de ampliar as ações sociais e caritativas na Diocese de Sete Lagoas , na manhã deste sábado (08/05), na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, aconteceu a Assembleia de fundação da Cáritas Diocesana.  A oficialização deste organismo é visto como um sinal de esperança para grupos e comunidades. A Assembleia contou com a participação de 31 pessoas no formato presencial e 17 on-line, devido às restrições deste momento de pandemia.

O bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, fez um momento de oração inicial e partilhou o evangelho de  Mt 14,13-21, sobre a multiplicação dos pães e dos peixes. A partir daí ele salientou que a Cáritas deverá ser a expressão da Igreja de Sete Lagoas,  do amor partilhado, àqueles que estão em estado de vulnerabilidade e fazer com que o pouco que temos seja multiplicado, estendendo a mão a quem precisa.

Lembrou aos presentes que a missão de Cáritas é muito mais ampla do que a de “uma ONG ou um sindicato”, porque deve preservar a dimensão da espiritualidade, o testemunho do amor, e o serviço da caridade, em todas as suas ações.

Salientou ainda, que o organismo não deve se associar a nenhum viés político-partidário para se configurar e, sim,  ter como premissa o viés evangélico de uma Igreja que precisa ser discípula. “O único olhar que a Cáritas tem direito de ter é o da compaixão. E entrar na dor do outro, não é só sobre o pão material, mas sobretudo curar as feridas que muitas vezes estão na alma”, finalizou.

Cáritas Diocesana: um sonho tornando-se realidade através de muitas mãos

Seguindo os trabalhos, após esta primeira reflexão, Dom Francisco Cota resgatou um pouco do histórico dos encaminhamentos para a fundação da Cáritas até ali. Apesar de estar a frente da Diocese de Sete Lagoas a pouco menos de um ano, assim que chegou teve acesso, através do Padre Warlem Dias, Assessor Diocesano das Pastorais Sociais,  sobre os primeiros encaminhamentos já haviam sido tomados.  A partir daí, através de inúmeras reuniões assessoradas por Samuel da Silva, Carla Magalhães Carvalho e Rodrigo Pires Vieira da Cáritas Regional de Minas Gerais, Fernanda Barrado assumiu a coordenação das Pastorais Sociais Diocesana e juntamente com a equipe, deu andamento ao processo de encaminhamento da criação do estatuto, convocação e formação dos membros associados com representatividade quase que total em todas as 42 paróquias da Diocese.

O agir da Igreja pelo Evangelho

Passou-se então, para a fase de leitura e aprovação do estatuto pelos participantes que estavam presentes e também com a contribuição daqueles que participavam de forma virtual. Este momento teve a assessoria jurídica da Cáritas Regional , através da Sta. Carla Magalhães Carvalho. Foram feitos algumas alterações sugeridas pelos participantes (na forma presencial e online)  e construi-se o texto final aprovado pela maioria. Neste início de trabalho, a sugestão foi a composição de uma chapa única para a Diretoria (titulares e suplentes), que foi eleita, assim como o Conselho Fiscal, com a aprovação da maioria dos membros associados.  A Administração Diocesana da Cáritas, para a gestão de três anos, ficou assim constituída:

Presidente: Sinelma  Ivane da Costa

Vice-presidente: Antônio Clarete de Carvalho

Tesoureiro: José Eustáquio de Oliveira

Vice- Tesoureiro: Rosemary Pereira da Silva Gonçalves

Secretária: Patrícia Helena Teixeira Alves

Vice-secretária: Erica Fátima de Carvalho

Relação de membros do Conselho fiscal

Titular: Islautter de Oliveira Marques

Suplente: Maria de Fátima de Oliveira

Titular: Rafael Pinheiro Barbosa

Suplente: Nair Rosalina Siqueira Ferreira

Titular: Claudinei Dias da Silva

Suplente: Adriana de Castro Maciel Veloso

Sinelma  Ivane da Costa , eleita a primeira diretora da Cáritas Diocesana, deixou sua mensagem aos presentes, agradecendo a confiança depositada e reiterando o desejo desenvolver um trabalho de cooperação, com muito aprendizado e parceria.

Ao final, Dom Francisco agradeceu a assessoria da equipe da Cáritas Regional de Minas Gerais, através do secretário Rodrigo Pires Vieira, aos padres diocesanos, representados pelo padre Diovane Moreli, Gislei Teixeira e Bernardo Silva, além de todos os leigos e membros envolvidos.

O próximo passo, após a reunião de implantação e eleição dos membros, ficou para que a equipe procedesse ao registro do Estatuto e Ata de Posse.  A sede da Cáritas Diocesana será ao lado da Cúria da Diocese, na Rua Governador Milton Campos, 31 – Centro , Sete Lagoas – MG.

Por Ascom

Fotos: Lucas (Pascom Diocesana)

« ‹jun 2021› »