Carta Pastoral de Dom Aloísio Vitral por ocasião das Eleições 2018

Aos irmãos e irmãs da Diocese de Sete Lagoas,

Estamos na reta final para as eleições! É preciso redobrar a atenção porque não podemos errar.

Meus irmãos, estamos passando por uma profunda crise chamada “civilizatória” e acoplada a outra que se encontra bem fundo, a crise ética.

A política, que foi criada para estabelecer a paz, está sendo confundida com astúcia. A sua fonte encontra-se mais na perversidade do que nas grandes virtudes. Prometendo o máximo, e realizando o mínimo.

As mentiras, não poucas vezes, soam como verdades. Uma brisa suave recebe a aparência de uma realidade muito sólida.

Uma palavra forte, e que nos causa um entristecimento, está na música do Padre Zezinho que diz: “os que estão aí não nos amam”. E podemos ir até um pouco mais longe: nem nos odeiam. Pior ainda, somos totalmente indiferentes para eles. Pois, o contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença.

As práticas corruptas constituem-se uma grande ameaça à democracia e tornam-se misteriosamente, um profundo impacto devastador.

Saiba meu irmão e minha irmã, se você vender o seu voto estará prejudicando não só a você, mas a todos. E não pense que anulando o seu voto estará anulando a eleição, porque não estará!

O bom senso parece ser o dom que mais falta no nosso país. Precisamos antepor o bem comum ao interesse próprio, procurando ser justos, honestos e respeitosos com nossos semelhantes.

A igreja espera de nós este salto de qualidade! Uma democracia madura e participativa, sem as chagas da corrupção, que abra caminhos para o evangelho na vida política, como vai dizer o Papa Francisco.

Uma igreja comprometida com o sentido verdadeiro da política, com a paz, com a justiça, que saiba cuidar da vida de uma cidade, de um povo inteiro e da humanidade.

Já passou o tempo de acharmos que a política é assunto fora do ambiente religioso. Não! Ela é parte integrante da nossa espiritualidade. É preciso salvar almas sim, mas é preciso também salvar o ser humano como um todo e todos os seres humanos.

Não nos esqueçamos de que neste dia 07 de outubro, é preciso votar para presidente da república e governador do estado, mas não podemos negligenciar os demais cargos: os votos para deputado federal, deputado estadual e dois senadores.

É preciso estudar bem! Um pouco tempo que nos dedicarmos para analisar as propostas, até o dia das eleições, pode nos fazer escolher com mais consciência aqueles que temos em mente, e trazer mais lucidez para o voto. Como sugestão, acessando o site http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/ será possível obter informações detalhadas sobre todos os candidatos e suas contas eleitorais.

Agora é a hora das mãos operosas e da mística dos olhos abertos, pois como disse anteriormente, nós não podemos errar!

Que nossa Mãe, Maria Santíssima, nos acompanhe nesta travessia. Que a presença de todos os santos nos inspire e, de uma forma toda especial, o Espírito Santo nos dê a sabedoria para que possamos viver como o Pai deseja e termos os mesmos sentimentos que o seu Filho Jesus Cristo.

Um grande abraço e fiquem em paz!

+Aloísio Vitral