Pastorais e Movimentos

Charis: Novas Comunidades e RCC a caminho da unidade

Direcionamento do Papa Francisco, pede que as Novas Comunidades e a Renovação Carismática fortaleçam ainda mais os laços de unidade.

Aconteceu na última sexta-feira (12/04), na sede da Renovação Carismática Católica (RCC), um encontro reunindo fundadores e representantes das novas comunidades de vida e aliança da Diocese de Sete Lagoas, juntamente com o presidente e alguns membros da RCC, para apresentar e propor um serviço de unidade e missão, atendendo à toda realidade diocesana.

Este momento contou também com a presença do Padre Jésus Waner Lopes, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Capim Branco (MG), que assumiu a função de conhecer e  acompanhar as Novas Comunidades junto ao Colégio de Consultores. Em sua fala, ele evidenciou o quanto este momento é especial para a diocese e o quanto o movimento (RCC), juntamente com as novas comunidades, devem caminhar em unidade para o surgimento de um sentimento de pertença ao “corpo diocesano da nossa Igreja”. Pe. Jésus apresentou também que este “caminhar unidos” é um desejo do coração do nosso bispo, Dom Aloísio Vitral.

Dentre os assuntos abordados, esteve a instituição do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (CHARIS) , que é um organismo inspirado pelo Papa Francisco, reunindo a RCC e todas as suas expressões, dentre elas as Novas Comunidades. CHARIS é uma palavra grega que significa “graça” e “carisma.

A partir do dia 19 de junho, os órgãos internacionais de representação da RCC, o ICCRS (Serviço mundial da RCC) e o serviço de acompanhamento das Novas Comunidades (FRATER), deixam de existir de modo separado e passam a fazer parte deste único serviço.

Como gesto concreto para esta missão, as Novas Comunidades e a RCC  irão realizar juntas a Festa de Pentecostes deste ano, que acontecerá no dia 09 de junho na Paróquia São Geraldo (Sete Lagoas). Este evento marcará um tempo de unidade e mais que isso, um tempo de graça para toda a diocese. Buscando viver  como Igreja, celebrando aquilo que nos une, que é o Espírito Santo.

Fonte e fotos: Ministério de Comunicação RCC

« ‹out 2021› »