BLOGS Pastorais Sociais

CNLB Leste 2 elege presidência, conselho fiscal e econômico

No início deste mês de junho, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Leste 2 (CNLB L2) elegeu a nova presidência para o triênio 2022-2025. Nesse período, estarão à frente do Organismo, a presidente reeleita, Leci Conceição do Nascimento, da Arquidiocese de Mariana (MG), e o Vice Adriano Massariol Pacheco, da Diocese de Teófilo Otoni (MG).

Também foram escolhidos o secretário-geral, Leonardo Henrique de Souza Moura, Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o secretário adjunto, Marcos André Ferreira de Oliveira, Arquidiocese de Montes Claros (MG), a tesoureira-geral, Vanda Ferreira Lopes, Diocese de Teófilo Otoni, a tesoureira adjunta, Dalva Rangel da Veiga Neri, Arquidiocese de Pouso Alegre (MG).

Membros para o Conselho Fiscal e Econômico também foram eleitos, sendo:

Titulares:
Maria Claret Martins, Arquidiocese de Montes Claros;
Edilson Dourado Santana, Diocese de Januária (MG);
Maria do Carmo Gomes Amaral da Maia, Arquidiocese de Belo Horizonte.

Conselho Fiscal – Suplentes:
Wilma Luiza Ruas Fernandes, Arquidiocese de Montes Claros;
Elma de Fátima Vilaça da Silva, Organização Filiada Pastoral da Criança;
Maria Rosária da Silva, Arquidiocese de Uberaba (MG).

Conselho Econômico:
Sônia Maria Barbosa, Arquidiocese de Mariana;
Fernanda de Fátima Barrado Carvalho, Diocese de Sete Lagoas;
Marcos Lopes Domingos, Diocese de Caratinga (MG).

A nova coordenação do CNLB Leste 2 foi eleita na XXVII Assembleia Geral Ordinária por unanimidade dos delegados do regional presentes. O encontro aconteceu entre os dias 27 a 29 de maio, na cidade histórica de Congonhas do Campo, berço do ouro e cidade dos profetas. Presentes, cerca de 75 pessoas, delegados e convidados das (Arqui)Dioceses de Mariana, Caratinga, Governador Valadares, Itabira/Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Guanhães, Almenara, Araçuaí, Belo Horizonte, Divinópolis, Sete Lagoas, Luz, Pouso Alegre, Montes Claros, Januária, Uberaba, Diamantina, São João del-Rei e também do Regional Leste 3 (Espírito Santo), Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

O Bispo Referencial para o Laicato, Dom Messias dos Reis Silveira, da Diocese de Teófilo Otoni e o Pe José Antonio, Assessor do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana, estiveram presentes ao longo da Assembleia, que também contou com a presença do Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e secretário da CNBB Leste 2, Dom Geovane Luís da Silva; do secretário executivo, Padre Rodrigo Souza da Silva e da Presidente Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira.

Prioridades

A Assembleia foi assessorada pelo Senhor Éder Guimarães, assessor temático do CNLB a nível Nacional. A partir dos estudos e discussões realizados durante a assembleia que teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas: Sinodalidade e Missão” e lema “Não tenham medo! Vão a galileia e me verão ali.” (cf. Mt 28,10) ficaram estabelecidas três prioridades para a nova presidência do CNLB Leste 2: o organismo desenvolverá sua atuação baseada nos eixos da Formação, Ecologia Integral e Organização/Articulação.

Fonte: CNBB Leste 2

« ‹jun 2022› »