Pascom de Capim Branco comemora 10 anos de Evangelização

Nesta coluna – “Conhecendo Nossa Diocese”, queremos trazer até você relatos e artigos que contenham um pouco dos exemplos e histórias de evangelização vivenciados nas inúmeras paróquias e comunidades da Diocese de Sete Lagoas.

Conheça agora o belo exemplo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Capim Branco que comemorou, no último sábado (05), 10 anos da linda experiência de evangelizar através dos meios de comunicação.

Pascom: Espiritualidade, Formação e Articulação

A Pastoral da Comunicação – também conhecida como Pascom -está celebrando seus 10 anos de existência na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Capim Branco (MG).

Há 10 anos, alguns jovens, já engajados no trabalho de evangelização, tiveram o  anseio de  levar a Palavra de Deus além das paredes da igreja. Com o apoio do pároco da época, Padre Claudiano Quirino, iniciaram o Programa de Rádio “Evangelizando com Maria”. Gradativamente, foram nascendo outros meios de comunicação: o Jornal Mural “Paróquia Viva; o Informativo Paroquial “Palavra em Ação”; a equipe da Projeção Litúrgica; a Equipe do Site e Facebook e por fim, a Equipe de Fotografia.

Ao longo desse tempo, muitas pessoas foram convidadas, muitas aceitaram, participaram e saíram, outras aceitaram e, ainda hoje, permanecem firmes na caminhada. Novos membros são agregados frequentemente e assim, acompanhamos essa Pastoral crescer e dar muitos bons frutos, mas também vivenciamos momentos difíceis nos quais parecia que todo o trabalho ia se perder pelo caminho. Muitos desafios apareceram, houve momentos de desânimo, de cansaço, de desmotivação. Como podemos ler em Mateus 7,25, “Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha”.

E para dinamizar os trabalhos e reestruturar a organização, o Padre Jésus propôs uma coordenação com dois ou mais membros, porque coordenar um grupo tão amplo, com atividades diversificadas não é uma tarefa fácil. A ideia foi acolhida pela equipe e atualmente respondem pela coordenação André Luiz Mendes e Lídia Maria do Nascimento, que trabalham junto a cada equipe, com muita disposição e vontade de ver a Pascom realizando um bom trabalho de evangelização, sendo útil à Paróquia, unindo-se às comunidades e a todas as pastorais.

Espiritualidade, Formação e Articulação é o tripé que mantém a Pascom. Acreditamos que a espiritualidade é a rocha de sustentação para o grupo, pois se estivermos fixos na Palavra de Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, ainda que venham as tempestades, a Sua mão poderosa estará nos sustentando e abençoando.

Por : Lídia Maria do Nascimento e Maria Gonçalves (Pascom – Paróquia N.Sra da Conceição/ Capim Branco)

Se você tem uma linda história de evangelização para nos contar, construída na sua paróquia ou comunidade de fé , envie-nos com fotos através do email [email protected].

Teremos o maior prazer de publicá-la aqui!