Conselhos Diocesanos em mais uma rodada de reuniões (Agosto/2023)

Dentro de um espírito de colegialidade diocesana, o bispo Dom Francisco Cota estabeleceu uma rotina de reuniões periódicas trimestrais, onde são convocados todos os conselhos diocesanos para pensar e resolver questões que impactam na vida pastoral e administrativa da Diocese de Sete Lagoas.

Neste último mês de agosto de 2023, aconteceu mais uma rodada de reuniões:

Reunião do Conselho de Formadores

Este conselho é composto por uma equipe específica de formadores, que se responsabilizam pelo desenvolvimento do projeto formativo, em suas distintas dimensões. Os formadores são chamados pelo bispo a exercer, em espírito de unidade, corresponsabilidade e fraternidade, o sublime ministério pastoral de ajudar a formar os futuros sacerdotes do Povo de Deus.

Reunião dos Vigários Forâneos

O Vigário forâneo é aquele que representa o bispo numa região da diocese. Em cada forania, portanto, há um vigário do bispo para conduzir os trabalhos pastorais naquela região. Na Diocese de Sete Lagoas, possuímos sete foranias e, portanto sete forâneos que se reúnem periodicamente com o bispo e com os padres de suas respectivas foranias para dar encaminhamentos pastorais e acompanhar o andamento dos trabalhos eclesiais.

Reunião do CAED  – Conselho Administrativo e Econômico Diocesano

Reunião Conselho Presbiteral

O Conselho Presbiteral  formado por sacerdotes diocesanos e religiosos, representantes do Presbitério, que com seus pareceres ajudarão eficazmente o bispo, em caráter de co-responsabilidade, no governo da diocese.
Neste Conselho, o bispo ouvirá os seus sacerdotes sobre as funções de apascentar: ensinar, santificar e governar o Povo de Deus e tratará com eles o que concerne às necessidades da ação pastoral e ao bem geral da diocese.

Reunião Colégio de Consultores

O Colégio de Consultores é um organismo diocesano de existência obrigatória. É constituído por sacerdotes componentes do Conselho Presbiteral, escolhidos pelo bispo diocesano, que preside esse órgão. Em número de pelo menos seis, e no máximo doze, assessora o bispo em determinados atos de administração.

Reunião – CODIPA / Conselho Diocesano de Pastoral

O Conselho Diocesano de Pastoral é uma instituição eclesial criada pelo Concílio Vaticano II, com a finalidade de pesquisar os assuntos que se relacionam com as obras pastorais, examiná-los diligentemente e tirar deles as conclusões práticas. Presidido pelo bispo e contando com membros do clero, dos religiosos e do laicato, o CODIPA é um órgão representativo do Povo de Deus da diocese, dedicado especialmente a auxiliar o bispo nas questões pastorais.

Reunião do Clero

Reunião com a participação de todos os sacerdotes e diáconos para tratarem assuntos relacionados à Diocese e pertinentes ao clero.

A próxima rodada de reuniões será no mês de novembro/2023.