BLOGS Destaques Setor Juventude - Notícias

Cruz dos jovens e ícone de Maria serão acolhidos em Matozinhos para o DNJ/2022

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) será celebrado na Diocese de Sete Lagoas no dia 09 de outubro de 2022, e por essa razão, um grande evento está sendo preparado de modo a promover unidade e espiritualidade reunindo as expressões juvenis desta Igreja Particular (A programação será divulgada em breve) .

A Paróquia Senhor Bom Jesus irá sediar o evento deste ano e, a Cruz dos jovens, o Ícone de Nossa Senhora e o banner do Beato Carlo Acutis, símbolos da juventude diocesana, chegam à cidade de Matozinhos (MG) no dia 16 de julho, onde haverá uma carreata pelas ruas da cidade com concentração às 17h, na entrada do Bairro São Miguel, indo em direção à igreja Matriz (Rua Pe. Francisco Chaves, 43, Centro – Matozinhos) onde todos estão convidados para participar da Santa Missa, às 19h.

O convite para a participação neste dia se estende a todos os jovens da diocese e, em especial, aos da Forania Senhor Bom Jesus que compreende, além da paróquia sede, as paróquias de Capim Branco, Funilândia e Prudente de Morais. Nos anos anteriores o DNJ foi celebrado de forma mais restrita por causa da pandemia. Para 2022, a expectativa é de uma participação mais ampliada das representações juvenis de todas as paróquias e comunidades.

A juventude é uma das prioridades pastorais diocesanas que nos direciona para, como membros do mesmo corpo que é a Igreja,  caminhar juntos em prol da evangelização dos nossos jovens.

Programação da acolhida dos ícones:

Sobre os ícones :

O  ícone de Nossa Senhora ou ícone de Maria, junto da Cruz Peregrina, é um dos maiores símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) . Trata-se de uma espécie de andor que tem o ícone Salus Populi Romani, uma imagem de Maria segurando o Menino Jesus. Apesar de a cruz ser tradição desde a primeira edição do evento, realizada em 1985, o ícone foi incorporado aos símbolos da JMJ após vários anos do início das realizações do evento. Os dois símbolos foram confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens e são reproduzidos para que a peregrinação seja realizada em todas as dioceses e arquidioceses de todo o mundo.

A peregrinação dos símbolos convoca os jovens para a Pessoa de Cristo, para um modo de vida que mudou a História, há dois mil anos, e quer ser caminho para um mundo mais fraterno, mais justo, pacífico e ecológico.

Fonte: Ascom Diocesana

« ‹ago 2022› »