Destaques Notícias da Diocese

Diocese de Sete Lagoas e IEPHA tratam sobre Patrimônio Cultural

Na segunda-feira, 19 de abril, o Bispo de Sete Lagoas, Dom Francisco Cota, realizou uma reunião online com os Diretores de IEPHA pata tratar sobre a obra de restauro da igreja do Santíssimo Sacramento de Jequitibá. Além do Bispo e dos diretores do IEPHA, participaram da reunião o Padre José Roberto, Administrador Paroquial, o ex-prefeito do município, Sr. Humberto Fernando Campelo Reis , o atual Prefeito Sr. Luiz Carlos Pinheiro e o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Sr. José Raimundo de Oliveira Alves.

Na reunião foram tratados assuntos pertinentes a situação atual da obra de restauro e às etapas seguintes. Após a colocação do assoalho, que encontra-se em andamento, a comunidade poderá retomar o uso da igreja para as celebrações. As etapas seguintes serão: serviço externo de drenagem, colocação do forro e restauro dos elementos artísticos.

Ficou acertado que a continuidade das obras se dará com a cooperação mútua do IEPHA, da Diocese de Sete Lagoas, da Prefeitura Municipal, da Paróquia e da comunidade local. Trata-se de um esforço conjunto em favor da preservação da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, como bem cultural de grande relevância para a cidade de Jequitibá, para a Igreja e para o acervo estadual.

Um pouco da história

A construção da Igreja ocorreu no século 19, por volta de 1818, sendo promovida por Dona Pulquéria Maria Marques a pedido do padre João Marques Guimarães. Apresenta estilo arquitetônico característico das edificações religiosas mineiras do início dos anos oitocentos. Está implantada em local inusitado e de grande beleza paisagística próxima a uma lagoa e ao rio das Velhas.

A edificação é estruturada em madeira com vedação em taipa. A fachada principal mostra portada elaborada em madeira nobre com verga alteada, almofada em entalhes de figuras geométricas. No adro da igreja está implantado um cruzeiro ornado por símbolos que representam a Paixão de Cristo. Todas as peças foram entalhadas, esculpidas e recortadas em madeiras e pintadas.

O interior da Igreja do Santíssimo Sacramento é simples, despojado. A igreja de Jequitibá  possui detalhes peculiares e foi tombada como Patrimônio Histórico em 1979, onde constitui-se um referencial importante da arquitetura barroca de Minas.

Sobre o restauro

A igreja já recebeu intervenções, como destaca a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo. “Entre 2016 e 2018, foram investidos cerca de R$1,7 milhão em obras civis e de reforço estrutural do templo”.

Neste ano de 2021, cerca de R$ 250 mil — emenda parlamentar do deputado estadual Douglas Melo — estão sendo investidos em serviço de instalação de todo o piso interno em tabuado de madeira e rodapés da Igreja do Santíssimo Sacramento, além de serviços de alinhamento e reforço da estrutura do altar da capela lateral.

Ainda segundo Michele, “os trabalhos desta etapa são muito importantes, pois já está sendo instalado piso em toda o espaço, possibilitando novamente o seu uso”.

 

Por Ascom 

Fonte: Secult MG

https://www.revistamuseu.com.br/

Fotos: Acervo da Paróquia

 

 

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 
Share This