Destaques Notícias da Diocese

Diocese de Sete Lagoas promove a Semana de Oração pela Unidade Cristã

Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) chegou. Este ano, ela será celebrada de 16 a 23 de maio e o tema escolhido é a inspiração bíblica “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9).

Na Diocese de Sete Lagoas , ao longo da Semana, serão publicados diversos materiais que servirão de inspiração e incentivo à unidade e, no dia 23 de maio, a motivação é que todas as paróquias e comunidades de fé, além de outras igrejas, independentemente de sua tradição confessional, celebrem o Pentecostes, e façam um momento especial de oração pelo fim da pandemia.

Programação Diocesana 

Dia 17/05 – “Abertura Oficial” através de live, às 19h.

Para obter maior alcance, o evento será transmitido pelos canais oficiais da Diocese de Sete Lagoas (Facebook e Youtube)

De 18 a 22/ 05 – Divulgação de Postcasts com Reflexões sobre o tema.

23/05 – Solenidade de Pentecostes – Programação Paroquial, com a sugestão de um momento conjunto de oração pelo fim da pandemia.

As propostas e a programação desta semana, ficou a cargo da Comissão Diocesana para Educação e Cultura.

Programação do Regional da CNBB Leste 2 

Dia 16/05 – “Roda de Conversa” com enfoque no tema, às 16h;

Dia 20/08 – “Live formativa sobre Ecumenismo”, às 19h. Por se tratar da “Semana de Oração”, daremos prioridade à dimensão orantes nestes eventos.

Para obter maior alcance, os dois eventos serão transmitidos pelo canal do Youtube CNBB Leste 2 e pelo facebook.com/cnbbleste2 de nosso Regional.

SOUC: uma oração histórica

A oração pela unidade dos cristãos começou com um movimento do ano 1740. No ano de 1894 o papa Leão XIII estimulou a prática de Oitava de Oração pela Unidade, já no contexto de Pentecostes. Em 1908 aconteceu a primeira vivência da Oitava da Unidade Cristã. Porém, somente sessenta anos depois é que se estabeleceu a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) com a elaboração de materiais em conjunto, nos moldes como conhecemos hoje.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã é um dos maiores eventos globais que propõe o diálogo entre membros de igrejas cristãs. Realizado todos os anos, o momento é uma oportunidade de aprofundar laços entre igrejas e movimentos sociais que se identificam com essa cultura do encontro e da acolhida.

Todas as igrejas cristãs são convidadas a participar, independente do fato de fazerem ou não parte de um Conselho de Igrejas. Ano após ano, comunidades cristãs das mais diferentes tradições têm aderido às celebrações propostas pela SOUC, o que reflete uma compreensão cada vez maior da mensagem de Cristo, que disse: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17,21)

Oração oficial

Amado e misericordioso Deus pai e mãe,
Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.
Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.

 

Baixe gratuitamente o material:

Clique aqui e baixe o cartaz em alta resolução.
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração.
Clique aqui e baixe os subsídios para as e Rodas de Conversa.
Se precisar de mais informações sobre a Semana de Oração 2021, acesse:

Fonte: https://www.cnbb.org.br/semana-de-oracao-pela-unidade-crista-2021/

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2021› » 
Share This