Destaques Notícias da Diocese

Dom Francisco Cota realiza reunião com o clero diocesano

O clero diocesano reuniu-se de forma presencial com Dom Francisco Cota, na tarde desta terça-feira (23/02), obedecendo as normas de distanciamento e segurança.

A reunião foi realizada no Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Sete Lagoas e, dentre as várias pautas discutidas destacam-se:

Seminaristas concluintes da Formação Teológica: paróquias onde irão atuar durante da etapa da “Síntese vocacional” e a assessoria pastoral que irá prestar em âmbito diocesano:

  1. Rafael Lucas: – Paróquia Sant’Ana de Pirapama e auxiliar na assessoria diocesana da “Comissão Juventudes”;
  2. Glauco de Castro: – Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Martinho Campos e auxiliar na equipe de formação dos leigos para o “Ministério da Palavra”.
  3. Fernando Barbosa: – Paróquia São Sebastião de Papagaios e auxiliar na assessoria diocesana da “Comissão para a Promoção Humana e Ecologia Integral”;
  4. João Francisco: Paróquia Imaculada Conceição de Pompéu e auxiliar na assessoria diocesana da “Comissão Família e Vida”.
  5. Serão feitas reuniões trimestrais tanto com os seminaristas concluintes como com os padres que irão acompanhá-los durante a Síntese Vocacional. O processo para decisão sobre a admissão ou não às Ordens Sacras só se dará após duas avalições com eles próprios e com os padres que os acompanham.

Instituição de 02 novas Foranias na Cidade Sete Lagoas, desmembradas da Forania Sant’Ana:

  1. A finalidade das Foranias é “unir paróquias mais próximas para favorecer o Cuidado Pastoral mediante ação comum” (CDC – Cân 374, § 2), cabendo ao Vigário Forâneo “promover e coordenar a atividade pastoral comum na Forania” (CDC – Cân 555, § 1);
  2. A Instituição das novas Foranias visa diminuir o número de paróquias por Forania para favorecer esta articulação entre as paróquias e a realização de atividades pastorais comuns.
  3. Encaminhamentos relacionados às “Áreas Pastorais” denominadas N. Sra. de Fátima” e “N. Sra. Aparecida”, em Sete Lagoas, ligadas às paróquias São Geraldo e São Cristóvão respectivamente: – a “Área Pastoral Nossa Sra. Aparecida” será erigida como Quase-Paróquia”; – já, a “Área Pastoral Nossa Sra. de Fátima” permanecerá ligada à Paroquia São Geraldo até atender aos requisitos para se tornar uma Quase-Paróquia.

Ministérios conferidos aos leigos:

  1. Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística: Haverá uma preparação dos mesmos, por forania. Após esta preparação, receberão a Provisão do Bispo para 03 (três) anos de Ministério. Tanto os veteranos que forem continuar exercendo o Ministério como os novatos deverão participar da preparação;
  2. Ministros da Palavra: para Celebrar a Palavra, nas comunidades urbanas e rurais, em que não se celebra a Missa Dominical nos finais de semana. O Ministério será concedido para homens e para mulheres. A implantação deste Ministério se dará em três etapas: preparação inicial em 06 meses / 2º Semestre de 2021; – envio para um ano de atuação; – após um ano, se recomendados pelo padre, será concedida a provisão de Ministro da Palavra para um biênio.

Constituição da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas:

  1. A elaboração do Estatuto já está em fase conclusiva;
  2. O Estatuto assegura sua vinculação com a Diocese e reserva ao bispo referendar ou estar presente para as decisões e encaminhamentos de cunho mais estrutural;
  3. Seu âmbito de ação será intermunicipal, compreendendo todos os municípios que integram o território da Diocese de Sete Lagoas.
  4. Consta, entre seus associados, 01 representante de cada paróquia da Diocese;

Acompanhamento das Novas Comunidades: a equipe que foi constituída para acompanhá-las está realizando visitas em suas sedes para melhor conhecer a organização interna de cada uma.

Além dos encaminhamentos acima citados, foram realizados outros de âmbito financeiro, administrativo e pastoral.  A próxima reunião geral do clero ficou marcada para o dia 18 de maio, no mesmo horário e local.

Por Ascom 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› » 
Share This