Destaques Pastorais e Movimentos

Dom Francisco Cota reúne-se com o CODIPA

O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) realizou no sábado, dia 29 de agosto, a primeira reunião presencial de 2020. O evento seguiu todas as normas de distanciamento necessária neste tempo de pandemia e reuniu diversas lideranças da diocese juntamente com o bispo, Dom Francisco Cota, Padre Israel Cardoso, Coordenador Diocesano de Pastoral, seminaristas e padres assessores.

O encontro teve início pela manhã no Salão Paroquial da Paróquia Nossa do Carmo em Sete Lagoas e foi o primeiro contato do Dom Francisco com as lideranças pastorais diocesanas.  Segundo padre Israel, foi uma momento de apresentação, acolhimento do bispo recém chegado, partilha e de discussão de algumas pautas que serão tratadas até o final deste ano, mas que ficaram inviabilizadas diante do contexto pandêmico que estamos vivenciando.

Após a oração inicial com o tema do Evangelho do dia, Dom Francisco trouxe um texto para estudo sobre a “Natureza e Atribuições do Conselho Diocesano de Pastoral”, de acordo com o Código do Direito Canônico.

Em seguida foi abordado os seguintes assuntos: acolhimento na Diocese do “Pacto pela vida e pelo Brasil”; realidades de conflito relacionadas com o reconhecimento do direito à terra e à moradia; coletas pontifícias e nacionais; Eleições Municipais 2020; Fórum das Pastorais Sociais do Regional; outras  contribuições.

A próxima reunião do CODIPA está prevista para o dia 19 de setembro de 2020.

« ‹out 2021› »