Formação Permanente

“É quando não há mais razão para crer que a fé abre os seus olhos”

Vencer a morte! Ressurreição! É preciso uma roupa nova para a Páscoa!

A Cigarra canta até rachar. No longo processo de transformação, ela brota do chão e voa, não morre, ganha roupa nova. Vimos as cascas, porque aquela roupa não lhe cabe mais. Venceu a morte.

Os girassóis procuram pelo sol, mas os cristãos da sala de jantar, “são as pessoas da sala de jantar”. E continuam entre raros abraços e meneios de eliz páscoa, a cantar coelhinho da páscoa. Infantilizamos! “Mas as raízes a procurar, procurar”.

E numa santa semana vivemos o banzo, na virgem das Dores, cravada de flechas, vestida de fúnebre.

Lá no alto, pendurado na cruz, manchado de sangue, estava Ele. E o povo triste nas dores da Mãe e do Cristo e na alegria teatral. Considerai que ainda hoje, de Cristo a paixão continua em toda desumanidade. É preciso roupa nova! Vencer a morte. Nós somos o Cristo Ressuscitado nesta longa travessia.

Sexta-feira, Rio de Janeiro, enchentes e desabamento. A MUZEMA chorou dores de morte!

Segunda-feira, Notre Dame em chamas. O mundo chorou, a humanidade estava ali. Compadeceu. Solidarizou. No dia seguinte, 2,6 bilhões em doações. Quisera Moçambique ter igual sorte!

Na sexta-feira 19, Pataxó, Krenak e Kaxixó, gritam e choram por suas terras e águas. O Exército desfilou! Nas escolas, crianças num arremedo de indígenas gritavam ú,ú,ú…

O domingo de Páscoa tingiu-se de vermelho no Sri Lanka. A intolerância política de fundo religiosa é sangrenta.

De novo sem trabalho? Vamos ao Primeiro de Maio. Que outro Edifício Wilson, sem teto, não caia. Vencer a morte. É Páscoa! Nós somos o Cristo Ressuscitado nesta travessia!

E quando tudo parece noite é que se faz dia! A fé de olhos fechados e olhando para o céu, abre os olhos para fazer o caminho da vida nova.

Tirar as trancas dos medos, deixar os reclames, pisar fora do asfalto e ousar a abrir novas trilhas. Ninguém morre! Ganha roupa nova.

É na noite que nasce o dia. É no inverno que a primavera acontece. “É QUANDO NÃO HÁ MAIS RAZÃO PARA CRER QUE A FÉ ABRE OS SEUS OLHOS”.

A paz esteja com vocês!

Pe.Warlem Dias