Setor Juventude - Notícias

Encontro Nacional dos Responsáveis Diocesanos de Juventude

Aconteceu em Brasília o 15º Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude (ENRDJ) nos dias 6 e 7 de setembro, nas dependências do Santuário Dom Bosco em Brasília/DF, com a organização da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ).

A 15ª do ENRDJ reuniu cerca de 200 assessores de diversas Dioceses do Brasil, além de várias expressões juvenis. A Diocese de Sete Lagoas esteve representada pelo Padre Lucas Vinicius e Seminarista Willian Avelar, respectivamente coordenador e assessor do Setor Juventude diocesano.

Provocados pelo Sínodo inédito sobre a Juventude, os participantes puderam resgatara neste encontro o estímulo dado pelo Papa Francisco ao presentear a Juventude com o Documento pós Sinodal, que define e convoca o jovem como sujeito eclesial das transformações necessárias que o nosso tempo necessita.

O encontro foi realizado com o intuito de aprofundar o assunto que vem chamando a atenção de estudiosos e dos que acompanham de perto a realidade juvenil quer seja no ambiente urbano, quer seja no ambiente rural: a realidade do suicídio e automutilação.

Também foram trabalhados os ecos do Sínodo da Juventude e da Exortação “Christus Vivit, sob a assessoria do jovem sinodal Lucas Galhardo, que abordou de modo jovial as principais temáticas abordadas do Sínodo, bem como a exortação, estimulando em todos a criatividade para fazer ressoar em todas as iniciativas as orientações do Santo Padre, o Papa Francisco, que apresenta o Cristo vivo que haverá de se mostrar e encantar a todos que vivem sob o drama do vazio de significados.

Na noite do dia 06, se reuniram os articuladores nacionais do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) e Movimento de Amizade Cristã (MAC) para debater a programação do festejo nacional dos 50 anos de fundação desses serviços pelo saudoso Padre Alfonso Pastore, a se completar em 2021.

Por fim, foi lida uma moção de solidariedade da juventude do Brasil ao Sínodo da Pan-Amazônico, convocado pelo Santo Padre. Em seguida, foi apresentada às lideranças a agenda Pastoral da Juventude para 2020.

Informações e fotos:  Jovens Conectados (Pastoral Juvenil CNBB) e Arquivo Pessoal

 

 

 

 

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 
Share This