Fase Paroquial do Sínodo 2021/2023: quais os próximos passos?

“O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”

(Discurso do Papa Francisco, Cinquentenário da Instituição do Sínodo dos Bispos, 17 de outubro de 2015).

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente decidida pelo Papa São Paulo VI, em 15 de setembro de 1965, como resposta ao desejo dos Padres do Concílio Vaticano II de manter vivo o espírito de colegialidade episcopal formada pela experiência conciliar.

Uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar «é mais do que ouvir». É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender. Povo fiel, Colégio Episcopal, Bispo de Roma: cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo, o «Espírito da verdade» (Jo 14, 17), para conhecer aquilo que Ele «diz às Igrejas» (Ap 2, 7).

Somente a partir da unidade em Cristo cabeça, é que a pluralidade entre os membros do corpo adquire significado, o que enriquece a Igreja superando qualquer tentação de uniformidade.

A Diocese de Sete Lagoas, por meio da Equipe Diocesana do Sínodo, está promovendo e dinamizando a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O Santo Papa desafiou as dioceses de todo o mundo a ouvirem a voz de todo o povo de Deus, dos padres, dos leigos, dos religiosos, das religiosas, das demais lideranças das paróquias e comunidades de fé, assim como também da sociedade civil.

Iniciado pelo Papa Francisco em Roma, no domingo, 10 de outubro, o Sínodo se estende até outubro de 2023 e irá tratar sobre a “sinodalidade” eclesial. A palavra vem do grego e, em tradução simples, é traduzida como “caminhar juntos”. Portanto, a Igreja irá discutir sobre três palavras-chave: participação, comunhão e missão, a partir do tema: “Por uma Igreja sinodal”.

O material para impressão produzido pela Diocese de Sete Lagoas para os encontros presenciais estará disponível nas paróquias e também no nosso site (www.diocesedesetelagoas.com.br); também será possível participar de forma virtual.

O que acontecerá na Fase Diocesana do Sínodo 2021-2023 ?

Realizada a abertura e o envio da equipe responsável em dinamizar o Sínodo nas foranias, que englobam as 43 Paróquias e centenas de comunidades da Diocese, em 17 de outubro, iniciou o processo de formação e planejamentos para a equipe.

Durante os meses de dezembro a fevereiro, estarão sendo realizados encontros nas fornias para conversar sobre o Sínodo. A partir daí, as comissões de delegados paroquias indicados (as) pelos padres, serão convidados, juntamente com os fiéis em cada paróquia e comunidade, a estudarem a temática e contribuírem com a organização da continuidade do processo sinodal.

Ao final do mês de maio e durante o mês de junho, a equipe que forma a Comissão Diocesana para o Sínodo fará uma síntese que será enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que irá compilar o trabalho das dioceses brasileiras e fará o encaminhamento à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam) que, por fim, enviará o documento a Roma, com a finalidade de dar subsídios para o documento de trabalho dos bispos que estarão lá, em 2023.

A previsão da conclusão da fase diocesana e do envio da síntese local é o dia 20 de MAIO DE 2022.

O que deverá ser feito nas paróquias?

Primeiro Passo:

( Fevereiro e Março/2022)

Definir, junto ao pároco, a criação de uma equipe paroquial que irá se reunir com as comunidades, pastorais, movimentos e demais organismos para encontro formativo e de espiritualidade, com os slides e materiais disponíveis.

SLIDES FORMAÇÃO SÍNODO

SUGESTÃO DE PROPOSTA PARA MOMENTO ORANTE _ FASE PAROQUIAL

Segundo Passo:

(Final de Março  e Abril/2022) – Tempo de ESCUTA para a Fase Paroquial)

De acordo com o questionário proposto pela nossa diocese, os delegados paroquiais deverão divulgá-lo largamente, seja por link ou material impresso, para que todos os homens e mulheres de boa vontade possam contribuir de forma espontânea nesta fase.

ROTEIRO DE PERGUNTAS FASE PAROQUIAL_DIOCESE DE SETE LAGOAS

Link para preenchimento das perguntas através de formulário ON-LINE : https://forms.gle/pafR8AdZS8R5ePrq9

Terceiro Passo:

(Final de Abril e Maio/2022) – Síntese Paroquial

Após o tempo de ESCUTA na Fase Paroquial os delegados de cada paróquia deverão reunir todas as contribuições apresentadas no formulário impresso e, posteriormente, redigir uma síntese com, no máximo, cinco laudas e encaminhar para a cúria diocesana A/c  de Equipe Diocesana de Promoção do Sínodo  pelo e-mail [email protected] .

DATA LIMITE PARA  A CONCLUSÃO DA FASE DIOCESANA E DO ENVIO DA SÍNTESE PAROQUIAL : 10 DE MAIO DE 2022

Quarto Passo:

(Julho /2022) – Assembleia Sinodal Diocesana

Convocação para a apresentação da Síntese Diocesana que será realizada em Assembleia com data de convocação a ser informada posteriormente.

MATERIAL DE APOIO – SÍNODO (Site CNBB)

p/ Equipe Diocesana do Sínodo