Festa de Santa Helena em Sete Lagoas

A Festa de Santa Helena é uma das  manifestações de fé mais fortes realizadas em Sete Lagoas. Durante oito dias o alto da serra, que recebe o mesmo nome da santa e também abriga a sua capela, recebe fiéis de toda a cidade e também de municípios de outras regiões de Minas Gerais.

A liturgia da Igreja Católica e as manifestações folclóricas promovidas pela guardas de Congo ou Moçambique evidenciam a fé e a tradição que são marcantes na festa que já se tornou centenária.

Depois de dois anos sem ocorrer, presencialmente em função da pandemia da Covid-19, neste ano de 2022 está sendo preparada uma programação especial. Todos os dias serão celebradas missas e, no fim de semana, a programação se intensificará.

Confira abaixo:

24/04 – Domingo – Abertura das Festividades
6h – Alvorada Festiva – Repique de sinos.
6h30 – Terço – Turma da Amizade.
7h30 – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco da Paróquia São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas.
Animação: Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena e Coral Santa Helena.

25/04 – Segunda-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Hélio de Oliveira Filho – Pároco da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Sete Lagoas.
Animação: Participação da Turma do Pedal.

26/04 – Terça-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Gislei Roberto Marques Teixeira – Pároco de Nossa Senhora do Carmo, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial de Nossa Senhora do Carmo.

27/04 – Quarta-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Monsenhor Wilson Rodrigues da Silva – Pároco da Catedral de Santo Antônio, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial da Catedral de Santo Antônio.

28/04 – Quinta-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Monsenhor Carlos Roberto Moreira dos Santos – Paróquia de São Cristóvão, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial de São Cristóvão.

29/04 – Sexta-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Wiliam Avelar – Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial de Nossa Senhora das Graças.

30/04 – Sábado
18h – Manifestação Religiosa e Cultural das Guardas de Congo e Moçambique com a bandeira de Santa Helena rumo à Capela de Santa Helena, saindo da Paróquia Santa Luzia.
18h30 – Terço.
19h – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco da Paróquia São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade Paroquial de São Pedro.
Alferes da Bandeira: Eulale Martins e irmãos.

01/05 – Domingo
6h – Alvorada Festiva – Repique de sinos.
6h30 – Terço – Grupo Luz Divina.
Animação: ASFRA/Ailton.
10h30 – Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano de Sete Lagoas – Dom Francisco Cota de Oliveira.
Animação: Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena e Ministério de Música Discípulos.
Após a missa, procissão de Santa Helena no alto da Serra. Na chegada, Coroação de Santa Helena.
15h – Momento de Oração (ASFRA).

02/05 – Segunda-feira (Encerramento)
19h – Terço dos Homens.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Fábio Francisco de Lima Júnior – Pároco da Paróquia São Francisco, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade Paroquial de São Pedro.

Fonte: setelagoas.mg.gov.br