Destaques Formação Permanente

Fique em casa ou vem para fora?

Ele chegou tarde! Já haviam se passado alguns dias. A comunicação era limitada, não existiam os recursos de mensagens rápidas e as informações eram estranhas, contraditórias. As distâncias não eram encurtadas por transportes acessíveis e disponibilizados para todos. Difícil chegar à tempo.

Ele atrasou muito! Haviam se passado alguns dias porque não tinha como conservar o corpo num tratamento para velórios longos. No jardim próximo, já estava preparada para essa hora uma gruta onde podiam colocar alguns corpos. Não dava para esperar. E esperar o quê? Estava morto.

Ele era um amigo ocupado! Não dava tempo de aguardar uma vaga na agenda. Tudo foi muito rápido e não houve como controlar. Haviam tantos outros necessitados em busca Dele, e também muitos lugares por onde era urgente Sua passagem para ações transformadoras e libertadoras. Muitos queriam e precisavam ouvi-Lo. Não dava tempo de esperar aquele amigo.

Porém, logo que soube, Ele veio. Deixou outras preocupações e colocou-se à caminho. Tomou a estrada na direção do encontro. Segui no firme propósito de oferecer Sua presença fraterna, Seu abraço amigo, Sua palavra reconfortante. Mesmo que não chegasse à tempo dos ritos fúnebres. Mesmo que não chegasse à tempo de mudar a dor em cura. Mesmo que demorasse um pouco e não desse tempo… Ele foi na direção de Marta e Maria.

Ao chegar: Chorou! Ele gostava muito! Sentiu compaixão ao ver tudo que havia acontecido. Chorou. Colocou pra fora um sentimento profundo: Dor. Teve saudade e doeu! Chorou memórias, incompreensões, desafios, limites. Isso é tão humano. Tão forte. Tão confuso…para Ele e para nós.

No entanto, parecia estar planejando usar tudo isso: seu atraso, sua ocupação, sua dor; para mostrar algo novo. Então, grita: LÁZARO VEM PARA FORA! Logo a vida se refaz. As faixas são retiradas e o abraço pode voltar a acontecer.

Hoje, estou confuso: não sei se fico em casa ou se já é hora de ir pra fora. Ainda tenho coisas para fazer aqui dentro do meu ser. Não escutei a voz segura gritar: VEM! Talvez, Ele esteja à caminho, e um tanto atrasado. Vou esperar aqui dentro! Ele certamente virá, e trará vida nova, alegria e paz.

Padre Evandro Bastos

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2021› » 
Share This