Destaques Formação Permanente

Fique em casa ou vem para fora?

Ele chegou tarde! Já haviam se passado alguns dias. A comunicação era limitada, não existiam os recursos de mensagens rápidas e as informações eram estranhas, contraditórias. As distâncias não eram encurtadas por transportes acessíveis e disponibilizados para todos. Difícil chegar à tempo.

Ele atrasou muito! Haviam se passado alguns dias porque não tinha como conservar o corpo num tratamento para velórios longos. No jardim próximo, já estava preparada para essa hora uma gruta onde podiam colocar alguns corpos. Não dava para esperar. E esperar o quê? Estava morto.

Ele era um amigo ocupado! Não dava tempo de aguardar uma vaga na agenda. Tudo foi muito rápido e não houve como controlar. Haviam tantos outros necessitados em busca Dele, e também muitos lugares por onde era urgente Sua passagem para ações transformadoras e libertadoras. Muitos queriam e precisavam ouvi-Lo. Não dava tempo de esperar aquele amigo.

Porém, logo que soube, Ele veio. Deixou outras preocupações e colocou-se à caminho. Tomou a estrada na direção do encontro. Segui no firme propósito de oferecer Sua presença fraterna, Seu abraço amigo, Sua palavra reconfortante. Mesmo que não chegasse à tempo dos ritos fúnebres. Mesmo que não chegasse à tempo de mudar a dor em cura. Mesmo que demorasse um pouco e não desse tempo… Ele foi na direção de Marta e Maria.

Ao chegar: Chorou! Ele gostava muito! Sentiu compaixão ao ver tudo que havia acontecido. Chorou. Colocou pra fora um sentimento profundo: Dor. Teve saudade e doeu! Chorou memórias, incompreensões, desafios, limites. Isso é tão humano. Tão forte. Tão confuso…para Ele e para nós.

No entanto, parecia estar planejando usar tudo isso: seu atraso, sua ocupação, sua dor; para mostrar algo novo. Então, grita: LÁZARO VEM PARA FORA! Logo a vida se refaz. As faixas são retiradas e o abraço pode voltar a acontecer.

Hoje, estou confuso: não sei se fico em casa ou se já é hora de ir pra fora. Ainda tenho coisas para fazer aqui dentro do meu ser. Não escutei a voz segura gritar: VEM! Talvez, Ele esteja à caminho, e um tanto atrasado. Vou esperar aqui dentro! Ele certamente virá, e trará vida nova, alegria e paz.

Padre Evandro Bastos

« ‹ago 2021› »