Destaques Pastorais e Movimentos

Indicações pastorais para a Diocese de Sete Lagoas

Quais os eixos que irão nortear a Ação Pastoral da Diocese de Sete Lagoas para os próximos anos?

Esta foi uma das questões pautadas durante a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) realizada na manhã do último sábado (19/09), no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete Lagoas) que contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, padre Israel Carsos, Coordenador de Pastoral,  demais padres, seminaristas e representantes das lideranças de pastorais, movimentos e organismos.

Dando continuidade aos assuntos tratados na reunião do no mês anterior, após a oração inicial,  houve a apresentação dos membros do Conselho que ainda não haviam tido oportunidade de apresentar suas atividades eclesiásticas.

Em seguida, Dom Francisco apresentou a proposta dos eixos norteadores da Ação Pastoral na Diocese de Sete Lagoas para os próximos anos: família, juventude e promoção humana.

Estes eixos deverão ser inseridos como ações e motivações transversais, nos planejamentos pastorais por todos os Seguimentos Eclesiais da Diocese de Sete Lagoas  e deverão ser observados: formação e cuidado com a espiritualidade; evangelização com inspiração catecumenal; comunicação e acolhida; missionariedade; ministerialidade eclesial e promoção vocacional; conscientização e motivação para a oferta do Dízimo; promoção humana e defesa da vida; cuidado com o Meio Ambiente.

Outro assunto abordado foi a criação das seguintes Comissões Pastorais: Comissão Bíblico-catequética; Comissão da Liturgia; Comissão dos Ministério e animação vocacional; – Comissão Família e Vida; Comissão Juventudes; – Comissão da Promoção Humana e Ecologia Integral.- Comissão de Educação e Cultura.

Também foram pautadas as indicações pastorais do Regional Leste-2, para o quadriênio  2019-2023:

A) Pilar da Palavra

  1. Promover a animação bíblica da ação pastoral, através da leitura orante da Sagrada Escritura nos grupos eclesiais e na Celebração da Palavra de Deus;
  2. Oferecer formação centrada na Palavra de Deus, partindo do anúncio explícito de Jesus Cristo, que proporcione um caminho de iniciação à vida cristã, num processo contínuo, formando para o testemunho e o compromisso missionário.

B) Pilar do pão

  1. Fortalecer e incentivar a Pastoral Litúrgica por meio de uma formação mistagógica que favoreça uma espiritualidade verdadeira e dialogal às assembleias litúrgicas e sua imersão no mistério trinitário, valorizando as expressões genuínas da piedade popular e a realidade do Povo de Deus, respondendo aos desafios da cultura urbana;
  2. Elaborar subsídios, cartilhas e mídias para TV, redes sociais e canais de internet, contemplando a relação fecunda entre liturgia e evangelização, com enfoque no canto litúrgico e na arte sacra.

C) Pilar da caridade

  1. Motivar os cristãos leigos e leigas, através da articulação dos conselhos de direitos, ao engajamento social na defesa dos direitos humanos, da ecologia integral, da cultura da paz, propondo e acompanhando políticas públicas, à luz da Doutrina Social da Igreja, para o advento do Reino de Cristo.
  2. Favorecer o encontro pessoal com Jesus Cristo, levando as comunidades eclesiais missionárias, no espírito de uma Igreja samaritana, ao compromisso com a cultura da vida, da caridade e da paz, através de ações sociotransformadoras.

D) Pilar da ação missionária

  1. Investir nos diversos Conselhos Missionários e na missão ad gentes, para dinamizar as Comunidades Eclesiais Missionárias e garantir-lhes sua identidade cristã.
  2. Despertar a consciência das comunidades, a fim de que valorizem como espaços de missão as periferias geográficas e existenciais, priorizando a pessoa, seu encontro com Jesus Cristo e seu acompanhamento espiritual e social (com especial atenção aos hospitais, presídios e ambientes de educação).

A próxima reunião do CODIPA será no dia 14 de novembro, no mesmo horário e local.

Fotos: Fernando Barbosa / Seminarista-Pascom

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 
Share This