Mensagem de Ano Novo de Dom Aloísio Vitral

Meu querido irmão, minha querida irmã,

Mais um ano que termina e um novo ano que inicia repleto de esperança e da certeza da vitória da VIDA. Teremos um ano inteiro para navegar. Na vida cristã nós vamos de começo em começo. Através de começos sem fim, como uma flor que brota de um pé de manacá.

Um novo ano é um caderno novo que nós iniciamos. É uma criança que chega. É o frescor e a luz de um sol que nasce. Coloquemo-nos de novo à escuta profunda do Espírito deixando-nos conduzir por Ele, em direção ao vasto oceano que é a vida.

Sabemos que será um ano que trará as suas profundas dificuldades pelo fato de ser um ano eleitoral. Nosso país já foi massacrado, vilipendiado e precisamos agora reagir com uma coragem que brote não de nós mesmos, mas, uma coragem que brote do próprio Espírito.

O caminho para a vida começa no acesso a uma simples gruta acolhendo um menino que no fundo fala de todos nós. É difícil nascer, mas precisamos! O sinal será uma criança envolta em panos deitada num cocho de animais. Mais simples impossível!

Somos introduzidos em um silêncio agradecido diante da pequenez e da vulnerabilidade desta criança. Seja este o cartão de visita de Deus para nós! Um Deus que nos estende a mão, não a partir de cima, mas misteriosamente a partir de baixo. Esvaziou-se de si mesmo tomando a condição de servo, mostrando-se necessitado.

Fragilidade! Este é o gesto de ser de Deus, muito difícil para a nossa compreensão humana, mas talvez nada mais bonito e libertador.

É preciso ver de novo! É preciso fazer nascer de novo a pérola da alegria que está aguardando ser descoberta. Precisamos partir a caminho, com um “jeito novo” que só Ele pode nos dar. Precisamos despertar em nós o pastor interior. Deixar o assombro do encantamento tomar conta do nosso coração.

Os sinais são mínimos. Um menino recém-nascido. Uma jovem com seu esposo. Alguns animais. Cheiro de curral. Cotidiano. Nada extraordinário. Tudo tão simples e tão profundo. É esta criança indefesa que trará tanta alegria para nós! Esta cena será em nós, a plataforma de lançamento para o ano novo, um ano da graça do Senhor.

Assim um novo ano que se inicia é mais uma chance que teremos! Não perca esta chance! Uma vida frugal e mais simples: mais fruta, mais água, exercício físico, a proximidade de Deus, o distanciamento de tudo aquilo que é uma ganância perversa. Uma leitura que possa iluminara as nossas vidas e nos levar ao encontro dos outros. Esta é a grande palavra: A PESSOA. Olhar para o irmão através de gestos de fraternidade, de acolhida. Com olhar desarmado, coração quente e os passos em direção à vida.

Muitas perguntas brotarão: Qual é o desejo que busco de verdade? Como gastarei o meu tempo mais precioso? O que seria para mim algo realmente novo? Aprenderei a viver de uma forma mais criativa? O que me prende em busca da verdadeira liberdade? O que em mim está atrofiado?

A novidade não é um intimismo, não vem de fora. Só pode brotar da nossa interioridade. Às vezes parece tão atrofiada, mas AGORA É A HORA DA ESPERANÇA, da certeza que a brasa ainda está bonita, acesa, exalando seu calor e a sua luz na minha interioridade.

Um novo ano, um novo momento! Um pouco mais de infinito e de transcendência não fazem mal para ninguém. Cuidar de si mesmo para cuidar do outro.

Bem-aventurados os inquietos e que a expansão dos seus horizontes e sonhos possa ser imensa, para juntos sermos sonhadores na construção de um mundo novo em prol da verdadeira civilização do amor. Que o nosso país seja verdadeiramente um país de homens que trazem dentro de si a vontade pelo bem comum, a solidariedade e a fraternidade. Que todos os que sejam eleitos este ano possam olhar para cada irmão como “seu próximo”. Não como alguém com “potencial de voto”, mas que traz um corpo, uma alma e um espírito”.

Feliz Ano Novo! Que a presença do Espírito esteja todos os dias em SEUS OLHOS, EM SEUS CORAÇÕES E EM SUAS VIDAS! Amém.

+Dom Aloísio Vitral