Mês Vocacional 2021: Primeira semana é dedicada aos ministérios ordenados

Com o tema: “Cristo nos salva e nos envia” e o lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24), a Igreja no Brasil celebra durante o mês de agosto, o Mês Vocacional que é um tempo dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades com foco nas vocações. O tema deste ano vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit (Cristo vive), do Papa Francisco.

Cada domingo do mês é dedicado à celebração de uma vocação específica – sacerdócio e os ministérios ordenados; família; vida consagrada, e a vocação dos cristãos leigos e leigas – aqueles que dedicam suas vidas para os serviços pastorais e missionários.

A primeira semana de agosto é dedicada aos ministérios ordenados – as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos que tem a missão de servir a comunidade, a exemplo de Jesus Bom Pastor.

Para celebrar essas vocações que testemunham o serviço do próprio Senhor “que não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20,28),  a Pascom Brasil, vinculada a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bateu um papo o padre Zezinho, que no mês de junho completou 80 anos.

São mais de 50 anos de sacerdócio, mais de 3000 composições, 140 livros, além de artigos e entrevistas. Padre Zezinho conversou com o coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, e falou sobre desafios do ministério ordenado em nosso tempo.

“Eu sou fruto de uma Igreja que mudava e continua mudando. Eu sou padre de uma Igreja em mudança. Ela não volta atrás, tem muito que mudar ainda”, diz padre Zezinho.

O Mês Vocacional foi instituído em 1981 durante a 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo era conscientizar as comunidades da responsabilidade no processo vocacional.

Veja a entrevista completa:

Hora Vocacional

O subsídio que animará o Mês Vocacional de 2021 foi construído a várias mãos, envolvendo os organismos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bem como outras Comissões da CNBB.  Oferecendo uma riqueza de celebrações, o subsídio leva o nome de “Hora Vocacional”, ou seja, momento orante de escuta da Palavra de Deus, leitura, meditação e contemplação rumo à práxis vocacional.

São seis roteiros de Leituras Orantes e cinco Rodas de Conversa, com temas relacionados às vocações específicas – cristãos leigos e leigas, família, catequistas, missão, vida consagrada, ministério ordenado, animação vocacional da juventude. Além disso, o subsídio oferece uma proposta de Terço Vocacional e uma Vigília Vocacional. No fim, uma reflexão a partir da mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2021, cujo tema foi “São José: o sonho da vocação”.

O Hora Vocacional está a venda no site da Editora da CNBB, a Edições CNBB, em versão digital e impressa.

Fonte: cnbb.org.br