Pastorais e Movimentos

Missa do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Todos os anos, o dia 1º de dezembro marca a celebração do Dia Mundial de Luta contra a Aids (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida). Este ano, a Pastoral da Aids, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebra a data com a temática “É tempo de Cuidar…”, em sintonia com a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil.

Para comemorar a data, uma missa solene será celebrada às 18h, direto da arquidiocese de Vitória (ES), atual sede da secretaria executiva da pastoral. A missa será presidida pelo bispo de Friburgo (RJ) e novo referencial para a Pastoral da Aids, dom Luiz Ricci, e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Pastoral, Facebook e Youtube.

A Pastoral da Aids tem se somado ao esforço de organizações da sociedade e do governo brasileiro na mobilização para realizar ações de conscientização, prevenção e autocuidado e luta contra estigma e preconceito em relação ao HIV.

De acordo com o Programa das Nações Unidas sobre o HIV (Unaids), em 2020, a atenção do mundo se concentrou na pandemia da COVID-19 na saúde e como as pandemias afetam vidas e meios de subsistência.

Segundo o Unaids, a COVID-19 está mostrando mais uma vez como a saúde está interligada a outras questões críticas, como redução da desigualdade, direitos humanos, igualdade de gênero, proteção social e crescimento econômico. Com isso em mente, este ano o tema do Dia Mundial contra a AIDS é “Solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada”.

O ano de 2020 também marca a entrada na última década de ação para acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. A Unaids aponta que para isso é preciso vontade política para alcançar esse objetivo e que só a mobilização de todos é capaz fazer com eu se chegue lá.

O Dezembro Vermelho surgiu em 1987, quando a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde, segundo a Agência Aids.

Acompanhe aqui a transmissão da Missa:

Facebook/pastoraldaaidsnacional

Youtube/pastoraldaaidscnbb