Destaques Notícias da Diocese

“Novas Comunidades e Associações de Fiéis” e a comunhão com a Igreja Diocesana

Na noite desta última quarta-feira (30), estiveram reunidos na Cúria Diocesana, o bispo Dom Francisco Cota de Oliveira, o Vigário Judicial, Dr. Pe. Frei Alexsandro Rufino da Silva, OFM, juntamente com as lideranças das Novas Comunidades e Associações de Fiéis pertencentes a Diocese.

A reunião foi conduzida por Dom Francisco e, cada um dos membros teve a oportunidade de se apresentar e destacar qual comunidade ou associação que representava. Ao todo, onze (11), Novas Comunidades e Associações de Fiéis estiveram presentes nesta reunião. Na sequencia, o Bispo Diocesano apresentou o seminarista da Síntese Vocacional, Lucas André Pereira da Silva, como membro da equipe que acompanhará estes movimentos mais de perto.

O Vigário Judicial, Dr. Pe. Frei Alexsandro Rufino da Silva, OFM, ajudou os participantes a compreenderem onde as Novas Comunidades e Associações de Fiéis se situam no Código de Direito Canônico e apresentou duas premissas: a necessidade de observar as normas (dever), observar a historicidade, a inspiração, o discernimento, e principalmente a “comunio“, a comunhão com a Igreja. Destacou, em segundo lugar, a liberdade associativa dos fiéis (direito). Todo fiel tem o direito de associar-se em vista do desejo da comunhão com o próximo e com Deus. Deixou como exemplo, o caminho que o fundador da Ordem dos Frades Menores, Francisco de Assis, percorreu até chegar no reconhecimento da sua ordem.

Por fim, foi apresentado a cada liderança o documento, “De christifidelium consociationibus” elaborado pelo Vigário Judicial, cujo conteúdo é uma compilação de uso exclusivamente para fins de estudo, “Coetus de christifidelium consociationibus Dioecesis Septemlacunensis”. Este documento será um subsídio para as lideranças aprofundarem e refletirem sua situação dentro da Igreja e buscando a devida regularização junto a autoridade eclesiástica competente: o Bispo Diocesano.

Por Ascom Diocesana

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2022› » 
Share This