Destaques Notícias da Diocese

Novas nomeações na Cúria Diocesana

Pe. Lucas Vinícius e Pe. Luís Fernando

Dom Francisco Cota de Oliveira, Bispo Diocesano de Sete Lagoas, deu posse na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto, ao padre Lucas Vinícius França Oliveira, como novo Chanceler da Cúria Diocesana.

Padre Lucas Vinícius irá substituir o padre Roberto Vicente Leite, que há quase 12 anos exercia o Ofício de Chanceler do Bispado de Sete Lagoas. Com a chegada do novo Bispo, que está iniciando seu governo na Diocese, o próprio ex-chanceler achou oportuno apresentar sua renúncia justificando, para tal, que já era sua intenção, há mais tempo fazê-la, e que este momento se tornou mais favorável.

As funções do chanceler, bem como as suas obrigações no ofício, encontram-se descritas no Código de Direito Canônico nos cânones 482-491. Seus trabalhos, no entanto, são de cunho organizativo e não administrativo e, por isso, requerem conhecimentos apurados em se tratando das Leis que regem a Igreja.

Padre Luís Fernando Barbosa, continua no cargo de vice-chanceler e auxiliando o novo chanceler, padre Lucas Vinícius,  nas funções da Chancelaria.

A Diocese agradece com carinho ao Padre Roberto Vicente, pelos vários anos de dedicação e os serviços prestados por ele a nossa Igreja. Ao padre Lucas Vinícius, desejamos bom êxito nesta nova missão.

 

Dom Francisco Cota institui o ofício de  Coordenador da Cúria 

Monsenhor Wilson e Dom Francisco

Nesta mesma ocasião, julgando conveniente prover na Diocese o ofício de Coordenador da Cúria, Dom Francisco Cota assinou também a Portaria de Nomeação, constituindo o Vigário Geral, Monsenhor Wilson Rodrigues, ocupante do referido ofício junto à Cúria Diocesana.

Segundo o cânone 473, ao ser constituído tal Ofício, este seja ocupado, de preferência, pelo Vigário Geral. Também é próprio que o Coordenador da Cúria seja sempre por um sacerdote, ao qual compete, sob a autoridade do Bispo, “coordenar os serviços da parte administrativa, e esforçar-se para que os demais membros da cúria desempenhem convenientemente os trabalhos que lhes foram confiados”.

 

Galeria de Fotos

 

Por ASCOM

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Nesse tempo difícil em que vivemos, peço a Deus que abençoe D Francisco e nova equipe. Quero também parabenizar Monsenhor Robertinho pelo belíssimo trabacomo chanceler da nossa Cúria Diocesana.
    Enfim que Deus continue abençoando todos que doam suas vidas pela Igreja.

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2021› » 
Share This