Novas nomeações na Cúria Diocesana

Pe. Lucas Vinícius e Pe. Luís Fernando

Dom Francisco Cota de Oliveira, Bispo Diocesano de Sete Lagoas, deu posse na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto, ao padre Lucas Vinícius França Oliveira, como novo Chanceler da Cúria Diocesana.

Padre Lucas Vinícius irá substituir o padre Roberto Vicente Leite, que há quase 12 anos exercia o Ofício de Chanceler do Bispado de Sete Lagoas. Com a chegada do novo Bispo, que está iniciando seu governo na Diocese, o próprio ex-chanceler achou oportuno apresentar sua renúncia justificando, para tal, que já era sua intenção, há mais tempo fazê-la, e que este momento se tornou mais favorável.

As funções do chanceler, bem como as suas obrigações no ofício, encontram-se descritas no Código de Direito Canônico nos cânones 482-491. Seus trabalhos, no entanto, são de cunho organizativo e não administrativo e, por isso, requerem conhecimentos apurados em se tratando das Leis que regem a Igreja.

Padre Luís Fernando Barbosa, continua no cargo de vice-chanceler e auxiliando o novo chanceler, padre Lucas Vinícius,  nas funções da Chancelaria.

A Diocese agradece com carinho ao Padre Roberto Vicente, pelos vários anos de dedicação e os serviços prestados por ele a nossa Igreja. Ao padre Lucas Vinícius, desejamos bom êxito nesta nova missão.

Dom Francisco Cota institui o ofício de  Coordenador da Cúria

Monsenhor Wilson e Dom Francisco

Nesta mesma ocasião, julgando conveniente prover na Diocese o ofício de Coordenador da Cúria, Dom Francisco Cota assinou também a Portaria de Nomeação, constituindo o Vigário Geral, Monsenhor Wilson Rodrigues, ocupante do referido ofício junto à Cúria Diocesana.

Segundo o cânone 473, ao ser constituído tal Ofício, este seja ocupado, de preferência, pelo Vigário Geral. Também é próprio que o Coordenador da Cúria seja sempre por um sacerdote, ao qual compete, sob a autoridade do Bispo, “coordenar os serviços da parte administrativa, e esforçar-se para que os demais membros da cúria desempenhem convenientemente os trabalhos que lhes foram confiados”.

Por ASCOM