Padres diocesanos participam do 18º Encontro Nacional de Presbíteros

O 18º Encontro Nacional de Presbíteros do Brasil começou em 09 de maio em Aparecida (SP). Com o tema “Presbíteros: comunhão e missão” e o lema “Vós sois todos irmãos (MT 23,8)”, os 531 presbíteros e oito bispos, estarão reunidos até dia 14 de maio no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

A iniciativa é organizada pela Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP, e conta com a presença de presbíteros vindos de 19 regionais, que representarão as dioceses e arquidioceses do Brasil.

O encontro conta com a assessoria do secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, e  com momentos de celebração eucarística; partilha dos organismos e pastorais (CNISB, CRB, PV/SAV). Além de outros temas em debate, no evento também será eleita a nova presidência do CNP, com o mandato de quatro anos.

Ao final do evento, nos dias 13 e 14 de maio, o Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante diplomático da Santa Sé, irá comunicar a mensagem do Papa Francisco, sobre o que ele espera dos presbíteros no Brasil.

Participação de padres da Diocese de Sete Lagoas

Depois de uma pausa de 4 anos, devido à pandemia (ocorre de 2 em 2 anos), os Presbíteros do Brasil estão reunidos para seu Encontro Nacional. O encontro já é uma tradição da história dos padres do Brasil e já foi sediado em alguns lugares, como Itaici e, atualmente, acontece em Aparecida do Norte.

A Diocese de Sete Lagoas está representada padre Wantuil Oliveira, Assessor da Pastoral Presbiteral e administrador paroquial da Paróquia Cristo Redentor em Sete Lagoas e o padre José Ricardo, representante dos presbíteros e pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim em Santana de Pirapama.

A participação em atividades deste tipo garante ao clero local constante atualização no processo formativo, para melhor servir ao Povo de Deus.

Texto-base

A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) solicitou ao secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amadoque escrevesse um texto para estudos, reflexão e oração dos presbíteros, tratando o tema principal do 18º ENP – “Comunhão e Missão”.

Toda a flexão apresentada por dom Joel foi consolidada, e posteriormente, publicada em formato de livro. O texto-base traz à luz duas passagens da Sagrada Escritura: “todos vós sois irmãos” (Mt 23,8) e “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt, 11,28).

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm, afirmou que em linguagem simples e agradável, a publicação aborda questões sempre atuais e muito caras aos presbíteros.

“Por entre as páginas, os presbíteros se sentirão conduzidos ao longo de veredas que levam de volta ao núcleo de sua vida, missão e vocação”, disse.

Ao longo do subsídioos leitores poderão encontrar onze passos ou momentos. Entre um e outro, dom Salm explica que há sempre uma sugestão de Leitura Orante da Palavra e perguntas para reflexão pessoal e partilhada.

por Ascom Diocesana

Fonte: CNBB Nacional / CNP