“Pais e mães” é tema de Catequese do Encontro Mundial das Famílias

Uma catequese especial sobre o caminho da santidade para pais e mães. É o que propõe o material preparatório para o X Encontro Mundial das Famílias. O texto serve de apoio para as famílias e dioceses na organização do evento, que será realizado entre os dias 22 e 26 de julho deste ano, em formato multicêntrico. As catequeses foram elaboradas pela Diocese de Roma, em parceria com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O material está disponível para o download em: https://bit.ly/3C9iSnO

“Esse chamado consiste em partilhar com Deus o poder de um amor que gera vida na carne e no espírito. É um chamado que durará a vida inteira e em todas as circunstâncias. O amor de um homem e de uma mulher é sempre fecundo, mesmo quando não têm filhos ou quando os pais ficam velhos. Com efeito, os cônjuges sempre podem gerar filhos de Deus”, destaca a catequese.

O texto aponta que a figura do pai e da mãe demonstram o amor de Deus por cada um de nós. “Revelam-se assim duas dimensões do Amor de Deus: uma paterna-masculina e uma materna feminina. O amor masculino é imbuído de uma energia suave, mas potente, operativa; o amor feminino gera, constrói, nutre a partir de um laço visceral. A mãe e o pai são para os filhos sinal concreto desse amor”, aponta.

O material ainda traz sugestões de reflexão em casal, família e comunidade, especialmente sobre o ser pai e mãe nos dias atuais e sobre os filhos espirituais que Deus nos confia. Para ajudar preparação do Encontro Mundial das Famílias sugere-se a leitura de duas catequeses do Papa Francisco, de 2015, nas quais o Pontífice aborda o tema da paternidade e da maternidade.

Saiba mais

Para favorecer a participação das famílias de todo o mundo, que ficavam distante do evento, o evento será realizado em um formato multicêntrico – em Roma e em cada diocese, entre os dias 22 e 26 de julho deste ano. O tema será “O amor em família: vocação e caminho de santidade”. Por isso, é importante que leigos, pastorais, padres e bispos comecem a se preparar para promover o encontro.

Veja: Dioceses devem preparar o X Encontro Mundial das Famílias

A oração oficial

O amor na família: vocação e caminho de santidade

Pai Santo,

estamos aqui diante de Ti

para louvar-Te e agradecer-Te

pelo grande dom da família.

Nós Te pedimos pelas famílias

consagradas no sacramento do matrimônio,

para que possam redescobrir

todos os dias a graça recebida

e, como pequenas Igrejas domésticas,

saibam testemunhar a Tua presença

e o amor com o qual Cristo ama a Igreja.

Nós Te pedimos pelas famílias

Que passam por dificuldades e sofrimentos,

doença ou por problemas que só Tu conheces:

que Tu as sustentes e as tornes conscientes

do caminho de santificação ao qual as chamas,

para que possam experimentar a Tua infinita misericórdia

e encontrar novos caminhos para crescer no amor.

Nós Te pedimos pelas crianças e jovens

para que possam encontrar-Te

e responder com alegria à vocação que planejaste para eles;

por seus pais e avós,

para que sejam conscientes

de serem um sinal da paternidade e maternidade de Deus

no cuidado dos filhos que, na carne e no espírito,

Tu confias a eles;

pela experiência de fraternidade

que a família pode dar ao mundo.

Senhor, concede que cada família

Foto de capa: Divulgação/EMF